O que é SEO e qual sua importância para a minha empresa?

O Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é uma técnica para otimizar o seu site ou blog para que seja encontrado mais facilmente em sistemas de buscas, como o Google. Essa técnica visa tornar seu site mais relevante aos olhos dos sistemas de busca e, consequentemente, estar no topo das buscas de maneira orgânica, ou seja, não patrocinada ou paga.

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 Como funciona?

O SEO funciona da seguinte forma: ao escrever um texto em seu blog ou site você insere diversas palavras chaves, também conhecidas como tags, títulos e diversos elementos desse site para categorizá-lo como importante, por exemplo, se sua empresa for de uma loja de tênis e em seu site ou blog por diversas vezes você citou a marca Adidas, quando alguém procurar no Google por “Tênis Adidas” o sistema entenderá que seu link é muito relevante para aquele usuário e o exibirá mais próximo do topo.

Em um segundo momento, os sistemas de buscas procuram por Link* Buildings, ou seja, por citações do seu *link como referência em outros sites ou b*logs, aumentando a sua influência aos olhos do sistema, aumentando a *PageRank (em outro post explicarei o que é PageRank) do link de origem.

Em um terceiro momento, os sistemas de buscas observam se seu site está sendo muito acessado por usuários, se há comentários, avaliações ou qualquer outro tipo de feedback, sendo que quanto mais interação com o usuário mais relevante seu site será aos olhos do Google ou outro sistema de busca.

Ah, entendi. Mas como posso ser relevante ao meu público?

Hoje em dia as pessoas não aguentam mais aquela publicidade maçante, pois já estão cansadas demais para pensar no assunto. Então, surgiu o Marketing de Conteúdo, que nada mais é que manter um relacionamento com seu usuário trazendo notícias e informações importantes para ele. Voltando ao exemplo da loja de tênis, ao invés de tentar vender a todo custo o seu produto para o consumid*or*  por que não dar dicas sobre esportes, por exemplo, para cativar o cliente e mantê-lo próximo a sua marca, pois ele sabe que você não quer vender a todo custo para ele, mas quer ajudá-lo em situações relacionadas ao produto, como praticar esportes, e com dicas você possa levá-lo a consumir em sua loja e não em outra.

Você falou de buscas orgânicas e buscas patrocinadas, através de Links Patrocinados. Qual é o melhor para mim?

Não tem como definir o melhor para o seu caso, pois cada momento que sua empresa passa pede um tipo de estratégia de Marketing. Os Links Pa*trocinados* são de rápido retorno, mas são bem mais caros que os resultados de buscas orgânicas, além de serem retirados assim que o pagamento é encerrado, o que não acontece nas buscas orgânicas. Apesar de ser muito mais trabalhoso, os resultados orgânicos são mais confiáveis, trazem maior custo-benefício, seu site permanece no topo enquanto for relevante para os usuários.

Espero ter esclarecido o assunto e ter explicado ele de forma bem simples. Até um próximo post.