O que é Social Commerce?

O social commerce é o famoso e antigo boca a boca ampliado e impulsionado pelas redes sociais, com o objetivo de aumentar as vendas em um comércio eletrônico.

Com o social commerce as empresas conseguem ter um maior relacionamento com os clientes e agregam credibilidade aos seus produtos e serviços. Além disso, os consumidores conseguem opinar a respeito de tudo e serve como parâmetro para outras pessoas. Você com certeza confia muito mais na opinião de um amigo que já teve ou tem um produto do que somente na propaganda.

Mesmo que a opinião seja de um desconhecido, ela acaba sendo levada em conta porque o cliente se identifica com o outro, que entende a sua necessidade. Em pesquisa realizada no comercio eletrônico verificou-se que 78% das pessoas confiam nas opiniões postadas na web, enquanto apenas 14% confiam em anúncios.

?O social commerce permite maneiras novas para que o cliente sinta-se mais seguro ao comprar. A aprovação de pessoas em quem confia vale muito mais do que a da própria marca. Isso aumenta a probabilidade de efetuar a compra?, diz Natan Sztamfater, sócio-diretor da agência CookieWeb, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Por outro lado, as empresas ainda não sabem lidar com isso. Basta ver o famoso caso do cliente da Brastemp Oswaldo Borelli, que após frustradas tentativas de consertar sua geladeira, postou um vídeo no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=riOvEe0wqUQ e divulgou no Twitter. Com a repercussão, o produto foi trocado. ?A internet mudou o relacionamento com o cliente. O canal tem que ser usado para o diálogo?, diz Claudia Sender, diretora de marketing da Whirlpool.

E as empresas que ainda se perguntam se devem fazer algo relacionado às mídias sociais estão muito atrasadas. Sem falar naquelas que nem sites ainda possuem. O social commerce não é uma moda passageira e sim uma tendência que veio para ficar.