O que fazer em Niterói

Conhecida como “Cidade Sorriso”, Niterói - Nikity para os íntimos - é um município do Estado do Rio de Janeiro com população estimada em 497.470 habitantes, e uma área de 129,3 km². Possui 52 (cinquenta e dois) bairros, nos quais foram divididos em regiões para facilitar o planejamento político-administrativo: Praias da Baía, Norte, Oceânica, Pendotiba, Leste.
Em Niterói, cidade de beleza exuberante, encontramos lugares que vão fazer você se apaixonar e fazer dos seus próximos roteiros sempre um lugar para visitar. Agraciada com praias maravilhosas, parques de reservas biológicas e florestais, pólos gastronômicos e centros históricos que dividem a sua tradição com novas construções assinadas por uns dos mais renomados Arquitetos: Oscar Niemeyer.
E em virtude disso preparamos neste artigo O que fazer em Niterói dicas de lugares para você se encantar com esta cidade. E se você deseja planejar a sua viagem não deixe de acessar http://elefanteverde.com.br/guia/niteroi-rj e também baixar o nosso aplicativo Elefante Verde para dispositivos Android ou IOS e conhecer tudo que a cidade oferece!

Praias Oceânicas

A Região Oceânica de Niterói é composta por cinco praias, cada uma com sua característica.
A porta de entrada é a Praia de Piratininga, que na verdade se divide em duas praias, Prainha, com o mar calmo e Praião, maior praia da região em extensão e com ondas mais fortes. E é nesta divisão que se encontra a tão famosa Pedra da Baleia, que por muitos era utilizada para prática de saltos ornamentais amadores.
Seguindo temos a Praia do Sossego, paraíso natural que está localizado entre Piratininga e Camboinhas. Para acessar esta praia somente seguindo por uma trilha que dura aproximadamente 50 minutos ou pelo mar através de embarcações.
Logo em seguida vem à Praia de Camboinhas, caracterizada por sua água transparente e com tonalidade meio esverdeada. É muito frequentada por ter uma orla repleta de quiosques, que servem dos mais variados petiscos e bebidas geladas para refrescar ainda mais o seu dia de Sol.
Praia de Itaipu, praia contemplada com um por do Sol maravilho e tradicionalíssima pela sua colônia de pescadores. Caracterizada por suas águas calmas, devido à formação de uma enseada, é uma ótima opção para criança e para os praticantes de SUP, que podem remar em direção as ilhas Pai, Mãe e Filha.
Fechando este paraíso está a Praia de Itacoatira. Com suas águas cristalinas e azuis e de ondas fortes. É muito frequentada por jovens e praticantes do surf e boadyboard. É nesta praia que acontece uma das etapas do circuito mundial de bodyboard. Em Itacoatiara está o famoso Costão, o monólito rochoso com 250 m que adentra o oceano. O Costão faz parte do Parque Estadual Serra da Tiririca, onde seu pico pode ser acessado através de uma trilha ecológica, contemplando ao final da caminhada uma vista maravilhosa.

alt

Parque da Cidade de Niterói e Parque Estadual Serra da Tiririca

Duas das reservas biológicas e florestais mais famosas de Niterói. O Parque da Cidade ocupa uma área de proteção ambiental de 150.000 m² e cuja altura é de 270 metros. Possui duas rampas para prática de voo livre e um mirante, onde podem ser vistas algumas praias da Região Oceânica e as praias da Baia de Guanabara. E uma das coisas mais gostosa é tomar o café da manhã no mirante, porém cheguem cedo, pois o lugar é muito concorrido. http://elefanteverde.com.br/parque-da-cidade-0
O Parque Estadual Serra da Tirica, está localizada numa área de 2260 hectares e dividida entre os municípios de Niterói e Maricá. Abriga regiões com Mata Atlântica, restingas, costões rochosos, mangues e uma fauna bem diversificada. Foi esta diversidade que atraiu Charles Darwin no século 19 a visitar a região. A entrada principal do Parque fica no bairro de Itacoatiara, com uma recepção para atender os visitantes. Este acesso abre o caminho para duas trilhas, que levará ao Costão de Itacoatiara e a Enseada do Bananal.
Contudo o passeio não para por aí! O caminho de Darwin, com uma trilha 2,2 km de extensão, faz parte do Parque e cruza os bairros do Engenho do Mato (Niterói) e Itaocaia (Maricá) e pode ser feito a pé, de bicicleta ou a cavalo. Chegando ao Engenho do Mato você encontrará Haras que oferecem serviços de passeio a cavalo com Guia.
O Parque Estadual Serra da Tiririca tem outras dezenas de trilhas e sua topografia oferece terrenos perfeitos para os amantes de rapel e escalada. Venham Conferir!

alt

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra foi durante longos períodos a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos relevantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Seu presídio recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Euclides da Cunha e Bento Gonçalves.
Com arquitetura que impressiona, atrai visitantes em busca de lazer e história. E faz com que este ponto turístico seja um dos mais visitados da cidade de Niterói! Conte para todos o que você achou deste lindo lugar. http://elefanteverde.com.br/fortaleza-de-santa-cruz.

alt

Gastronomia

Para os amantes de uma boa culinária, a cidade conta com polos gastronômicos de altíssima qualidade, como o de São Francisco, Jardim Icaraí e Baixo Piratininga. Petiscos tradicionais, drinks, cerveja, pizzas, um cardápio variado e perfeito para qualquer momento. Os bares e restaurantes lotam diariamente. Pessoas a passeio, assistindo futebol, comemorando aniversário ou quem sabe apenas um chopp no final do dia com amigos. Não importa o motivo, estar em um deles é sempre uma delícia!

São Francisco e Charitas. O ambiente é antigo e faz parte da história de muitos niteroienses. Suas belíssimas orlas formadas por praias da Baia de Guanabara possuem um pôr do sol famoso na cidade e dá espaço a excelentes restaurantes, proporcionando aos frequentadores do local, momentos agradáveis e muito saborosos.

Trevo de Piratininga ou Baixo Piratininga, como vem sendo denominada a região, está cada vez mais conhecida pelos bares e agito noturno. Há algum tempo os moradores de Niterói contam com mais esta opção de gastronomia e diversão. O ambiente ali é de pura descontração, dando sempre a sensação de que estamos entre amigos, e aquele clima praiano faz toda a diferença! Além disso, os bares oferecem o que existe de melhor em comida de boteco.

O mais recente deles é o polo do Jardim Icaraí, que abriga diversos bares e restaurantes próximos uns dos outros, fazendo da região uma excelente opção gastronômica, tendo em vista a qualidade e variedade dos restaurantes. O clima é sempre perfeito e uma coisa é certa, basta passar por ali para “esbarrar” com algum conhecido. E aí não tem jeito, é sentar e aproveitar o que a região tem de melhor!
Acesse http://elefanteverde.com.br/secoes/gastronomia-em-niteroi-rj e encontre os melhores restaurantes da região!

alt

Caminho Niemeyer

O Caminho Niemayer é um conjunto de centros culturais com valor arquitetônico bastante expressivo, com seus projetos assinados pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Niterói é a segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto, perdendo apenas para Brasília. O complexo se estende por um percurso de 11 km, com seus 07 equipamentos urbanos projetados desde o Aterro da Praia Grande até o bairro da Charitas.
O caminho se estende do Centro da cidade, passando por toda a Zona Sul e nele encontramos o Teatro Popular Oscar Niemeyer, com capacidade para 460 pessoas, onde há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma plateia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre que pode ter sua capacidade aumentada para até 20 mil pessoas. http://elefanteverde.com.br/teatro-popular-oscar-niemeyer.

O Memorial Roberto Silveira, que abriga centro de memória da história e da literatura fluminense. Uma cúpula de concreto aparente que parece emergir do chão, tudo tão simples, mas que impressiona o visitante com os detalhes do seu interior. Museu da Ciência e Criatividade - Escola do Conhecimento. A construção é dividida em dois blocos e foi construída sobre um espelho d’água. Esta cúpula segue o formato de caracol e a rampa principal dá acesso direto ao mezanino que é reservado para exposições.
O Caminho continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek (JK). Nela, estão representados em estátua o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Seguindo pela orla marítima, chega-se ao Centro Petrobras de Cinema,cuja estrutura lembra um rolo de filme, que possui salas de projeção e o Museu do Cinema. Este complexo agora faz parte de um grande projeto cultural para a cidade: Reserva Cultural, dos empresários Jean Thomas Bernadini e Laure Bacqué.
A empresa Reserva Cultural possui mais de 10 anos de experiência no mercado de São Paulo e é especializada em cinema latino-americano, europeu e produções independentes. http://elefanteverde.com.br/reserva-cultural-niteroi-2.
Passando pelo bairro da Boa Viagem está a obra de maior destaque, O Museu de Arte Contemporânea (MAC). Sua estrutura nasce numa base cilíndrica que sustenta todo o prédio. Com uma vista panorâmica da Baía de Guanabara, esta combinação da paisagem natural e o projeto em si, tornou o conjunto um dos mais conhecidos do mundo. http://elefanteverde.com.br/museu-de-arte-contemporanea.

alt

O objetivo era revitalizar a orla da cidade junto à Baía de Guanabara e realmente conseguiram, são pontos que qualquer visitante não pode deixar de conhecer. O Caminho encerra com o Terminal de Barcas de Charitas e lá você pode aproveitar para atravessar a Baía, conhecer o Centro da cidade do Rio de Janeiro, que por sinal ficou ainda mais bonito após as Olimpíadas e voltar, porque Niterói estará esperando por você!