O que fazer em Vila Velha? Um guia turístico pela cidade canela-verde

As férias estão chegando e, para quem busca opções divertidas, culturais ou turísticas em Vila Velha, preparamos esse guia da cidade, que vai te levar aos melhores museus e pontos turísticos de Vila Velha. Conheça mais sobre o mais antigo município do Espírito Santo! Fique de olho no que você não pode perder quando quiser fazer um programa diferente em Vila Velha.

Convento da Penha

conventoNão poderíamos começar de outra forma. O Convento da Penha é o maior ponto turístico de Vila Velha. Símbolo da devoção dos capixabas à Nossa Senhora da Penha, o Convento é o principal monumento barroco religioso e arquitetônico do Estado e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Os visitantes podem subir por uma ladeira no meio da Mata Atlântica, que serve de acesso para pedestres e veículos.

Horários: De segunda a sábado das 5:15h às 16:45, e domingos das 4:15h às 16:45. Para maiores informações: www.conventodapenha.org.br ou (27) 3329-0420.

Síto Histórico da Prainha

Próximo ao Convento, temos o Sítio Histórico da Prainha, local onde Vasco Fernandes Coutinho aportou pela primeira vez no Espírito Santo no ano de 1535. O Sítio abriga diversos atrativos turísticos de Vila Velha, como a Prainha, a Gruta do Frei Pedro Palácios, o Forte de São Francisco Xavier da Barra, a Igreja Nossa Senhora do Rosário (a mais antiga do país), o Museu Homero Massena, a Casa de Memória de Vila Velha, e muito mais.

Morro do Moreno

uvv_edit2Se você é do tipo aventureiro e está em Vila Velha, precisa subir o Morro do Moreno. Além de contar com uma visão 360º das cidades de Vila Velha e Vitória, você pode aproveitar os acessos para praticar uma atividade física, seja ela caminhada, trilha ou mountain bike. O Morro do Moreno também oferece locais para práticas de pesca, rapel e rampa de voo livre, propiciando aos frequentadores um contato próximo com a Mata Atlântica dentro da cidade de Vila Velha.

Chocolates Garoto

A fábrica da Chocolates Garoto, além de ser a maior fábrica de chocolates da América, é o segundo ponto turístico mais visitado em Vila Velha.  No tour pela fábrica, os visitantes podem conhecer o processo de produção, o Centro de Memória, que conta a história de mais de 80 anos de empresa, além de degustação livre durante a visita. O visitante também pode aproveitar a lojinha que conta com produtos exclusivos e diferenciados.

Marcação de visitas pelos telefones (27) 3320-1708/3320-1709

Museus

Museu Vale

museu-valeAlém de contar a história da Estrada de Ferro Vitória-Minas com uma exposição permanente, o Museu Vale, localizado na antiga Estação Pedro Nolasco, também realiza exposições temporárias com artistas nacionais e internacionais.

Informações: www.museuvale.com

Antiga Estação Pedro Nolasco – Argolas, Vila Velha

Telefone: (27) 3333-2484

Casa da Memória

casadamemoriaLocalizada no Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, a Casa de Memória conta, através de um acervo permanente de fotos, a história da cidade, relembrando a história e a cultura da primeira cidade capixaba e do Espírito Santo.

Rua Luciano das Neves com Beira Mar – Prainha, Vila Velha. (ao lado do Museu Homero Massena)

Horário de funcionamento: segunda a sexta, 8 às 17h.

Informações: (27) 3388-4344

Museu Homero Massena

O museu, localizado na antiga residência de um dos maiores pintores da história do Espírito Santo busca retratar o modo como viveu o artista na sua época.

Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos Sábados, das 10 às 14 horas.

Avenida Beira Mar, 175, Prainha – Vila Velha.