O que o meu filho tem?

criança com problemas de atenção e aprendizagem

 

As notas baixas na escola estão tirando o seu sono de mãe ou de pai? É comum que, depois de uma certa idade, a criança se torne mais sociável e as notas não fiquem tão altas.

Passam a aparecer amiguinhos, passeios, muitos interesses aparecem e é difícil para o pequeno (ou a pequena) administrarem tudo.

Mas e quando a coisa começa a ficar complicada, será que a gente presta atenção nos sinais que as crianças nos dão como: cansaço, fadiga, falta de interesse, tristeza, desatenção, agitação? Será que temos algo a ver com isso?

 

Dificuldade de aprendizagem, preguiça ou desobediência?

 

As dificuldades de aprendizagem podem estar diretamente ligadas a fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo.

Então, olho vivo! Sinais comumente entendidos como preguiça ou desobediência, podem ser, na verdade, dificuldades de aprendizagem.

E o pior, durante o processo de aprendizagem, uma criança que possui dificuldades se sente constrangida ao ser questionada em sala de aula e principalmente, se sente só.

Não é que a criança não queira responder a uma pergunta ou que queira irritar ao adulto. A questão é que ela não consegue entender o que lhe foi perguntado e elaborar uma resposta rápida e certa. O cérebro desta criança percorre um caminho maior para responder. E leva mais tempo para isso acontecer.

Por isso crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação pelas tarefas escolares, pois estas geram um sentimento de incapacidade. A criança se questiona o porquê não consegue aprender assim como os demais colegas de sala e isso leva à frustração.

O mais importante é que não devemos procurar culpados para essa questão. Devemos sim encontrar soluções.

Desmotivação X Elogios

 

A criança em idade escolar deve encontrar apoio na família e principalmente na escola perante os problemas apresentados.

Se seus filhos apresentarem sintomas de desânimo na escola, mostre a eles o quanto são queridos. Procure elogiá-los e motivá-los nas atividades que eles fazem bem.

E quando a criança não for bem em alguma atividade, incentive-a. Não a chama de burra, lenta ou faça qualquer outro xingamento, pois isso só atrapalha.

Faça elogios durante o todo o processo que ela desenvolve e sempre mantenha a calma. Só assim ela irá fortalecer sua autoestima e assim querer se desenvolver naquilo que ela ainda não faz bem!

 

 

Dica de filme:

imagem do filme Como estrelas na terra

Como Estrelas na Terra conta a história de um menino com dificuldades de aprendizagem que diariamente é desmotivado e criticado tanto pela família quanto pela escola. Suas capacidades e potencialidades são descobertas e a vida do pequeno Ishaan muda.

Quer saber como isso acontece? Assista ao filme e depois deixe seu comentário aqui no blog, tá?

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=oTqMHlBHQyQ