O valor da posse responsável - Por Juliana Ferreira Melo

post rs3

"A disciplina na criação de animais é fundamental para o bem estar dos bichinhos e para a sociedade. Mesmo com a vigência da Lei Nacional de Crimes Ambientais, o número de abandonos de cães e gatos, infelizmente ainda é algo considerável e que representa um grande problema para qualquer cidade. Crescem esses abandonos, consequentemente há uma ocorrência maior de animais nas ruas, gerando posteriormente uma superlotação nos abrigos e associações.

Desta forma, é importante que cada proprietário pratique a posse responsável. Primeiramente, a decisão de adquirir um animal deve ser bem pensada, considerando a vida útil dele e os gastos com os atendimentos veterinários, alimentação e higienização. O ideal é que se evite a compra, optando pela adoção, afinal existem vários pets em abrigos que esperam por um novo lar.

Antes de adotar um animal, o futuro tutor deve levar em consideração as características do bicho, como a raça, o temperamento e o porte. Vale lembrar que cada raça ou animal possui sua especificidade, por exemplo, cães de pequeno porte geralmente se adaptam bem a espaços pequenos, porém, raças como a Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro, embora sejam de pequeno porte, necessitam de um espaço maior para se exercitarem.

post rs4

Uma posse responsável também inclui passeios seguros, feitos somente com a utilização de coleiras e guias, para a proteção tanto do animal quanto das pessoas na rua. Além disso, é imprescindível cuidar da saúde do pet, não descuidando das vacinas e levando-o periodicamente ao médico veterinário. É importante que seja mantida a higienização do ambiente, incluindo o recolhimento diário das fezes e a limpeza de bebedouros e comedouros.

Além disso, é necessário ressaltar que os animais precisam ser educados, sem violência, é claro, por isso o adestramento é uma boa opção. Outro fator recomendável em uma posse responsável é a prática da castração, um procedimento simples, feito por um veterinário, e que é capaz de evitar o surgimento de doenças graves e crias não programadas. Por fim, o que jamais deve faltar ao animal é a atenção, o carinho, o cuidado e o amor que ele merece.

post rs5

Associação Protetora dos animais em Paracatu

O município conta com o trabalho da Associação Protetora dos Animais Domésticos de Paracatu (APAP), fundada em 19 de janeiro de 2011, sendo registrada em Cartório. Os resgates iniciaram a partir do dia 07 de janeiro de 2012. Em três anos e meio foram retirados das ruas 1942 cães, infelizmente 60% morreram por contaminação da Leishmaniose ou por apresentar um estado avançado de debilitação.

Conforme a última contagem, feita no dia 18 de julho de 2015, existem atualmente 126 animais na associação. A APAP é mantida através de doações, por isso necessita bastante de quaisquer tipos de auxílios seja financeiro, em forma de ração ou medicamentos veterinários.

Desta forma, é extremamente importante que todos os proprietários de animais atuem com responsabilidade na posse, abolindo ações como o abandono. Quanto menor o número de pets nas ruas, mais eficaz será o trabalho da associação.

É válido ressaltar que a APAP tem o objetivo de proteger e resgatar animais que estão abandonados nas ruas, porém sua existência não isenta o proprietário de cuidar adequadamente do animal, afinal a criação cuidadosa é um dos pilares para que se evite uma série de problemas. Não se deve jamais abandonar um animal, especialmente se for portador de alguma doença como, por exemplo, a Leishmaniose, uma zoonose ainda muito frequente na região.

A (APAP) Associação Protetora dos animais domésticos de Paracatu tem sede na rodovia BR 040, km 35. Outras informações no endereço: www.facebook.com/apapparacatumg ou pelos telefones 38 8823 8691 (Lu) e 38 99272314 (Tamara). E lembre-se: praticar a posse responsável é um ato de amor e respeito pelos bichinhos e pela sociedade."

A Clínica Veterinária R & S Vet é parceira da APAP, prestando um serviço voluntário de consultas, atendimentos e cirurgias, aos animais daquela associação, cobrando apenas os materiais utilizados nos atendimentos. Esse é um exemplo de cidadania, dedicação e amor aos animais, que deve ser seguido por todos.

post rs2

E se você possui um animalzinho de estimação, deixe-o aos cuidados da Clínica Veterinária R & S Vet. Banho e tosa, petshop completo, atendimentos e cirurgias em geral e acima de tudo, respeito e carinho com o seu animal. Vale a pena conferir!

post rs