Objetos e Sua História - Calça Jeans

Como isto foi criado? Para que? Como evoluiu?  Vários objetos em nosso dia a dia que, apesar de simples e uso comum possuem uma história bastante interessante. Alguns foram inventados de forma acidental, outros para usos bastante diferentes dos atuais, etc. A história do design de alguns destes objetos foram o assunto do artigo “19 Iconic Everyday  Objects and their Amazing Design Stories“ no site Learnist, o qual inspirou esta pequena série com os fatos curiosos do objetos mais conhecidos. Você sabia que uma reconhecida marca/griffe de roupas tem suas origens diretamente na criação da *calça jeans? *

Objetos e Sua História - Calça JeansObjetos e Sua História – Calça Jeans

Pois é verdade.

Levi Strauss, um comerciante de 24 anos nascido na Bavária, mudou para Sao Francisco em 1853 para abrir uma filial na costa oeste dos Estados Unidos, da empresa atacadista de seus irmão sediada em Nova Iorque. Ao longo dos 20 anos seguintes ele construiu um negócio sólido e uma ótima reputação, não apenas como um empresário muito respeitado, mas também como um filantropo local. Um dos clientes da Levi era um alfaiate chamado Jacob Davis.

Um dia, a esposa de um trabalhador local, solicitou a Jacob para que confecciona-se um par de calças para o marido que não descostura-se.  Jacob tentou pensar em uma forma de fortalecer a calça e teve a ideia de colocar rebites de metal em pontos de tensão, como cantos de bolso e na base dos botões, e com isto deixá-la mais resistente. Estas calças rebitadas foram um sucesso instantâneo. Jacob rapidamente decidiu tirar uma patente sobre o processo, mas precisava de um parceiro de negócios para ajudar no desenvolvimento do projeto. Ele imediatamente pensou em Levi Strauss, de quem ele havia comprado o pano para fazer suas calças rebitadas.

Calças JeansCalças Jeans

Davis escreveu a Levi para sugerir que os dois poderiam juntos deter os direitos sobre a patente. Levi, sendo um empresário astuto, viu o potencial para este novo produto, e concordou com a proposta de Jacó. Os dois homens receberam patente # 139121 do US Patent and Trademark Office em 20 de maio, 1873, nascendo então o “Denim Jeans”, a nossa hoje mundialmente popular, calça jeans, ou simplesmente, jeans.

Caso você tenha perdido algum artigo desta série basta acessar aqui.