Objetos e Sua História - Camiseta

Como isto foi criado? Para que? Como evoluiu?  Vários objetos em nosso dia a dia que, apesar de simples e uso comum possuem uma história bastante interessante. Alguns foram inventados de forma acidental, outros para usos bastante diferentes dos atuais, etc. A história do design de alguns destes objetos foram o assunto do artigo “19 Iconic Everyday  Objects and their Amazing Design Stories“ no site Learnist, o qual inspirou esta pequena série com os fatos curiosos do objetos mais conhecidos. Neste artigo vamos conhecer a história da camiseta.

Camiseta - GeralCamiseta – Geral

As camisetas mais antigas remontam à algum momento entre a Guerra Hispano-Americana e 1913, quando a Marinha dos Estados Unidos começou a distribuir aos seus marinheiros como roupas íntimas, e tinham a característica de serem leves, feitas de tecido barato e fáceis de limpar.

 Após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se comum ver veteranos vestindo suas calças de uniformes com suas camisetas como vestuário casual.

CamisetaCamiseta

Capa da Revista Life que popularizou o uso de estampa e textos em camisetasCapa da Revista Life que popularizou o uso de estampa e textos em camisetas

Elas tornaram-se ainda mais populares na década de 1950 depois que Marlon Brando apareceu usando-as no filme “Uma Rua Chamada Pecado” (A Streetcar Named Desire, 1951) alcançando, finalmente,  o status como na moda e vestuário do dia-a-dia.

Camisetas com estampas e textos eram de uso limitado até 1942 quando uma com a estampa da Escola Militar “Air Corps Gunnery” pareceu na capa da revista Life.

A partir da década de 1960, camisetas com estampas e textos ganharam popularidade, passando a simbolizar formas de auto-expressão, bem como para anúncios, protestos, e souvenir.

Como curiosidade, o Brasil detêm o recorde de ter confeccionado a maior camiseta do mundo, que foi feita em Navegantes pela Equilibrios – Camisetas Promocionais, medindo 93,02 metros de altura e 62,73 de largura.

Este é o terceiro artigo da série “Objetos e Sua História”. Caso você tenha perdido os anteriores acesse abaixo:

Objetos e Sua História – O Início da Série – Caneta Esferográfica BIC

Objetos e Sua História – Post-it