Objetos e Sua História - Canivete Suiço

Como isto foi criado? Para que? Como evoluiu?  Vários objetos em nosso dia a dia que, apesar de simples e uso comum possuem uma história bastante interessante. Alguns foram inventados de forma acidental, outros para usos bastante diferentes dos atuais, etc. A história do design de alguns destes objetos foram o assunto do artigo “19 Iconic Everyday  Objects and their Amazing Design Stories“ no site Learnist, o qual inspirou esta pequena série com os fatos curiosos do objetos mais conhecidos. Hoje vamos conhecer a interessante história do canivete suíço:

Objetos e Sua História - Canivete SuiçoObjetos e Sua História – Canivete Suiço

Durante o final da década de 1880, o Exército suíço decidiu comprar um novo canivete dobrável para seus soldados. O canivete era para ser adaptado para uso pelos soldados na abertura de alimentos enlatados e para limpeza do rifle de uso do exército suíço, o Schmidt-Rubin M1889, o que exigia uma chave de fenda para a montagem/desmontagem.

Em janeiro de 1891, o canivete recebeu a designação oficial de “Modell 1890?, e tinha uma lâmina, alargador, abridor de latas, chave de fenda, e o cabo era feito de de madeira de carvalho escuro que, mais tarde, foi substituído em parte com madeira de ébano. Naquele tempo não tinha companhia suíça com a capacidade de produção necessária para atender o pedido inicial de 15 mil unidades, sendo que este pedido foi encomendado ao fabricante alemão Wester & Co. de Solingen, que entregou o pedido em outubro de 1891.

Neste mesmo ano, Karl Elsener, então proprietário de uma empresa que fazia equipamentos cirúrgicos, se adaptou sua empresa para fabricar as facas na própria Suíça. No final de 1891 Elsener assumiu a produção dos canivetes “Modell 1890?, mas Elsener não estava satisfeito com sua primeira versão. Em 1896, Elsener conseguiu prender ferramentas em ambos os lados da alça usando um mecanismo especial de mola de fechamento, o que lhe permitiu usar a mesma mola para mantê-los no lugar, uma inovação na época. Isto permitiu Elsener acrescentar o dobro de recursos no canivete. Em 12 de junho, 1897 o canivete já tinha uma segunda lâmina de corte menor, saca-rolhas, e cabos de fibra de madeira, e foi originalmente registrado no escritório de patentes como “O canivete do oficial e dos esportes” mas, no entanto, nunca foi parte de um contrato militar.

Canivete SuiçoCanivete Suiço

Karl Elsener usava a cruz e escudo para identificar seus canivetes, símbolo usado ainda hoje em versões com a marca Victorinox. Quando sua mãe morreu em 1909, Elsener decidiu nomear sua empresa “Victoria” em sua memória. Em 1921 a empresa começou a utilizar o aço inoxidável para fazer o canivete suíço. O aço inoxidável é também conhecido como “inox”, curto para a inoxydable acier termo francês. “Victoria” e “inox” foram então combinadas para criar o nome da empresa “Victorinox”. Sede e show room da Victorinox estão localizados na cidade suíça de Ibach.

Caso você tenha perdido algum artigo desta série basta acessar aqui, onde você poderá ler todos os artigos desta série e muitos outros.

Para não perder nenhum dos artigos publicados no Blog do Elefante Verde  cadastre AQUI de forma bem rápida, fornecendo seu nome, email e uma senha, e você  ainda terá acesso à cupons, ofertas e muito mais.