Objetos e Sua História - Curativo Band-Aid

Como isto foi criado? Para que? Como evoluiu?  Vários objetos em nosso dia a dia que, apesar de simples e uso comum possuem uma história bastante interessante. Alguns foram inventados de forma acidental, outros para usos bastante diferentes dos atuais, etc. A história do design de alguns destes objetos foram o assunto do artigo “19 Iconic Everyday  Objects and their Amazing Design Stories“ no site Learnist, o qual inspirou esta pequena série com os fatos curiosos do objetos mais conhecidos. Hoje vamos conhecer a interessante história do Curativo Band-Aid.

Band-AidBand-Aid

O primeiro protótipo do curativo Band-Aid foi inventado em 1920 por Earle Dickson (empregado da Johnson & Johnson ) para que sua esposa Josephine tratasse sozinha dos cortes e queimaduras que sofria enquanto cozinhava. Dickson passou a idéia para seu empregador, que começou a produzir e comercializar o produto como o Band-Aid. Dickson teve uma carreira de sucesso na Johnson & Johnson, chegando ao posto de vice-presidente antes de sua aposentadoria em 1957.

Os curativos Band-Aid originais eram feitos à mão e não muito populares. Em 1924, a Johnson & Johnson introduziu uma máquina que produzia Band-Aid esterilizado . Na Segunda Guerra Mundial, milhões foram enviados para o exterior, ajudando a popularizar o produto.

Band-AidBand-Aid

Em 1951, os primeiros curativos Band-Aids decorados foram comercializados, e continuam a ser um sucesso comercial até hoje, com temas como Mickey Mouse, Pato Donald, Superman, Homem-Aranha, Barbie, Batman, entre outros.