Objetos e Sua História - Garrafas de Coca-Cola de vidro

Como isto foi criado? Para que? Como evoluiu?  Vários objetos em nosso dia a dia que, apesar de simples e uso comum possuem uma história bastante interessante. Alguns foram inventados de forma acidental, outros para usos bastante diferentes dos atuais, etc. A história do design de alguns destes objetos foram o assunto do artigo “19 Iconic Everyday  Objects and their Amazing Design Stories“ no site Learnist, o qual inspirou esta pequena série com os fatos curiosos do objetos mais conhecidos. Você sabia que as garrafas de vidro da Coca-Cola são conhecidas como “contour bottle” (algo como Garrafa do Contorno) e foi concebida como forma de diferenciação das cópias que se proliferavam no início do século XX? Vamos conhecer sua história:

Objetos e Sua História - Garrafas de Coca-Cola de VidroObjetos e Sua História – Garrafas de Coca-Cola de Vidro

Lá pelo início da segunda década do século XX, os engarrafadores de Coca-Cola estavam preocupados, pois a garrafa de vidro utilizada para distribuição da bebida não era fator distintivo o suficiente e a Coca-Cola estava se tornando facilmente confundida com as marcas “copycat” (concorrência).

Para desenvolver uma embalagem diferenciada, fabricantes de vidro foram convidados participar de um projeto para desenvolvimento de um novo design para a garrafa de Coca-Cola. O design vencedor foi o apresentado pela Root Glass Company de Terre Haute, do estado americano de Indiana, e foi concebido com a forma do famoso contorno, o qual ganhou a aprovação entusiástica de Coca-Cola em 1915 e foi introduzida em 1916.

O projeto “Contour Bottle” foi inspirado nas curvas e sulcos de um grão de cacau.

"Contour Bottle" - A famosa garrafa de vidro da Coca-Cola.“Contour Bottle” – A famosa garrafa de vidro da Coca-Cola.

Caso você tenha perdido algum artigo desta série basta acessar aqui.