Objetos e Sua História - Post-it

Como isto foi criado? Para que? Como evoluiu?  Vários objetos em nosso dia a dia que, apesar de simples e uso comum possuem uma história bastante interessante. Alguns foram inventados de forma acidental, outros para usos bastante diferentes dos atuais, etc. A história do design de alguns destes objetos foram o assunto do artigo “19 Iconic Everyday  Objects and their Amazing Design Stories“ no site Learnist, o qual inspirou esta pequena série com os fatos curiosos do objetos mais conhecidos. Neste artigo vamos conhecer como apareceu o Post-It da 3M.

Objetos e Sua História  - Post-itObjetos e Sua História – Post-it

Em 1968, um cientista da 3M, nos Estados Unidos, Dr. Spencer Silver, estava tentando desenvolver uma cola superforte. Em vez disso, ele acidentalmente criou um “low-tack”, adesivo sensível à pressão reutilizável. Durante cinco anos, Dr. Silver promoveu sua “solução sem um problema” dentro da 3M tanto informalmente como através de seminários, mas não conseguiu ganhar a aceitação. Em 1974, um colega que tinha assistido a um de seus seminários, Art Fry, surgiu com a idéia de usar o adesivo para grudar os marcadores em seu livro de cântigos religiosos. Fry então se utilizou da políticqa oficial da 3M de “permitted bootlegging” (tempo de pesquisa, onde a equipe técnica esta autorizada à gastar uma certa quantidade de seu tempo trabalhando em pequenos projetos, na esperança de que algum dia haja algum retorno para a empresa), para desenvolver a ideia. A cor amarela original foi escolhida por acaso, pois o laboratório next-door para a equipe de Post-it tinha apenas sucata de papel amarelo de usar.

Post-ItPost-It

Em 1977 a 3M lançou o produto como “Press ‘n Peel” nas lojas em quatro cidades americanas, mas os resultados foram decepcionantes. Um ano mais tarde, 3M resolveu enviar amostras grátis diretamente aos consumidores em Boise, Idaho, sendo que 94 por cento das pessoas que o testaram indicaram que comprariam o produto. Em 06 de abril de 1980, o “Press ‘n Peel” foi relançado nas lojas dos EUA como “Post-it”. No ano seguinte, eles foram lançados no Canadá e na Europa, e se espalharam pelo mundo, sendo presença comum em todos os ambientes de trabalho.