Objetos e Sua História - Tênis Converse All Stars

Como isto foi criado? Para que? Como evoluiu?  Vários objetos em nosso dia a dia que, apesar de simples e uso comum possuem uma história bastante interessante. Alguns foram inventados de forma acidental, outros para usos bastante diferentes dos atuais, etc. A história do design de alguns destes objetos foram o assunto do artigo “19 Iconic Everyday  Objects and their Amazing Design Stories“ no site Learnist, o qual inspirou esta pequena série com os fatos curiosos do objetos mais conhecidos. Hoje vamos conhecer a interessante história do tênis Converse All Stars:

Tênis Converse All StarsTênis Converse All Stars

A Converse Rubber Shoe Company foi criada por Marquis Mills Converse em 1908 em Malden, Massachusetts. Em 1917, a empresa projetou um tênis chamado de All Star que era composto por uma sola de borracha e com o corpo de lona e foi projetado para ser um tênis elite para a liga de basquete profissional.

Em 1921, um jogador de basquete pelo nome de Charles “Chuck” Taylor se juntou a um time de basquete patrocinado pela Converse que era chamado de Converse All Stars. Taylor realizou clínicas de basquete de escolas de ensino médio em todo território dos Estados Unidos e ao ensinar os fundamentos do jogo, ele vendia os tênis All Stars.

Como um vendedor e atleta para a empresa, Taylor também fez melhorias no tênis e suas idéias foram projetadas para fornecer maior flexibilidade e apoio sendo que também incorporou um cano mais longo para proteger o tornozelo.

Os tênis All Stars logo começaram a ser usados por uma variedade de jogadores profissionais de basquetebol e se tornaram objeto de desejo de todos os jogadores de basquete aspirantes. Logo depois, já estava sendo usado por atletas nos Jogos Olímpicos, e pelos soldados americanos nos treinamentos durante a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1960, Converse começou a expandir sua empresa e abrir mais fábricas e, nesta época, o Converse All Stars já estava sendo usado por noventa por cento dos jogadores de basquete profissionais e universitários. Como o passar dos anos, o tênis ganhou mais popularidade e tornou-se um dos favoritos para numerosos grupos e subculturas.

Em 1923, logo depois de Chuck Taylor ter feito melhorias para o tênis, Converse decidiu incorporar seu nome para os modelos de cano longo e em seguida, na década de 1930 a assinatura de Taylor foi colocada no design, e o tênis passou a ser conhecido como o “Chuck Taylor” All Star.

Tênis Converse All StarsTênis Converse All Stars

Quando de sua criação, o Converse All Star teve três principais estilos – um modelo monocromática com uma lona e sola de borracha pretas, um modelo todo branco com detalhes em azul e vermelho, e um outro todo de couro preto e sola de borracha. Foi só depois da Segunda Guerra Mundial que Converse decidiu introduzir a frente de proteção aos dedos (bico) e os cadarços brancos, que deram a aparência do preto e branco Converse All Stars icônico de hoje. Em 1957, Converse saiu com a versão “Oxford” low-cut do All Star e logo depois começou a produzir os tênis em várias cores e estampas.