Obstáculos

Quando o obstáculo é interno, isto é, algo que te incomoda internamente e emocionalmente e por conta disso não consegue ir adiante, o processo é o mesmo.

Na semana passada falamos sobre definir metas, se você já cumpriu esta etapa parabéns. Agora é preciso lidar com o que te impede de alcançar esta meta, os obstáculos.

Existem dois tipos de obstáculos, os externos, que muitas vezes não é possível controlar e os internos, que na verdade é como você lida com as situações internamente.

Podemos chamar de obstáculo tudo que acontece que não deixa você fazer o que havia planejado.

Para lidar com os obstáculos externos é preciso primeiramente listá-los. Para poder identificar o que te atrapalha é preciso que você escreva.

Cada item que você colocar como obstáculo, ao lado você fará um plano que superar os mesmos.

Faça planos reais, por exemplo: Se um dos seus obstáculos é ser interrompido no trabalho e por isso você não consegue fazer seu trabalho, basta que você coloque ao lado o que efetivamente vai faze para diminuir esta interrupção.

obstaculosNão adianta culpar o outro pela sua ineficiência, o outro não mudar por sua causa, basta que você veja que existe algo que você mesmo pode fazer para modificar o quadro atual.

Quando o obstáculo é interno, isto é, algo que te incomoda internamente e emocionalmente e por conta disso não consegue ir adiante, o processo é o mesmo.

Liste tudo que está te atrapalhando no sentido emocional e coloque ao lado o que você pode fazer para mudar esta situação.

O mais importante para lidar com os obstáculos é a identificação dos mesmos, mas não é suficiente, é preciso agora saber qual será sua ação especifica para lidar com cada um deles.

A atitude de lidar com o que te impede de crescer é sua.