ONGs em Curitiba ♪ Lava outra, lava uma mão ♫

Todo mundo já ajudou alguém na vida... Nem que seja o irmão mais novo a fazer a lição de casa, uma senhorinha a atravessar a rua ou deu comida pra um cachorro de rua. Isso faz parte da nossa condição, enquanto seres HUMANOS, temos o desejo de ajudar o próximo, principalmente quando precisam de nós.

Mas você já parou pra pensar que pode fazer mais? Que pode realmente fazer a diferença e ajudar alguma instituição, trabalhar em uma ONG de vez em quando, visitar um asilo... Pois é, você pode! O que falta às vezes é informação, porque tempo todo mundo tem. Só falta dedicarmos o nosso tempo pra aquilo que realmente achamos importante.

E se você acha importante ajudar uma dessas instituições filantrópicas, nós temos aqui um artigo cheio de informações sobre algumas ONGs em Curitiba, que contribuem, de todas as formas, para uma sociedade melhor. Ajudando desde crianças, idosos, deficientes, até animais.

Então se você está indeciso de como e por onde começar, confere aí o que cada uma delas faz e o que você pode fazer por cada uma ((:

Lar Dona Vera

Família é fundamental na vida da gente, né?! Principalmente na infância. São eles que nos alimentam, nos dão abrigo e nos ensinam tudo o que precisamos saber. Mas infelizmente, muitas crianças não tem esse apoio dos pais :/ Algumas são até maltratadas, violentadas e não recebem os cuidados adequados para que cresça de forma saudável.

E é exatamente para garantir o futuro dessas crianças que o Lar Dona Vera existe. Eles acolhem crianças que foram retiradas da guarda dos pais pelo Conselho Tutelar e garantem que elas tenham uma alimentação saudável, educação, todo o suporte médico que precisarem e, claro, muito carinho e atenção, até que voltem para suas famílias biológicas ou sejam adotadas. Lá, as crianças conhecem o verdadeiro conceito de família, ganham novos irmãozinhos e uma oportunidade de uma vida digna ((:

Hoje o Lar conta com duas casas e acolhe 26 crianças, de bebês à crianças com até 9 anos, e funciona basicamente de doações financeiras, produtos e serviços, além da verba que recebem da COMTIBA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e do que conseguem arrecadar por meio da realização de bazares mensais.

Você pode ajudar a garantir que as crianças do Lar Dona Vera não tirem o sorriso sincero do rosto! Seja através do trabalho voluntário, ajuda financeira, doação de materiais de limpeza, higiene ou alimentos e até participando dos bazares organizados por eles. Qualquer ato de solidariedade é super bem vindo!

Entre em contato através do site www.lardonavera.org.br e acompanhe esse lindo trabalho pela fanpage.

Lar Vovó Joana

Em 1996, a Sra. Jorceli Maia percebeu o descaso e maltrato por parte de alguns funcionários com idosos de um asilo que ela tinha contato. Isso tocou tão fundo o seu coração, que ela decidiu então trabalhar com pessoas da melhor idade.

Hoje já são 15 idosos acolhidos pelo Lar Vovó Joana em tempo integral. A equipe dispõe de profissionais das áreas da saúde, limpeza e cozinha, visando sempre melhorar as condições de vida dessas pessoas que muitas vezes já não tem mais um vínculo familiar e precisam muito da nossa ajuda.

Todo o trabalho é feito com muito carinho e preocupação com o bem estar dos idosos. Muitas vezes, tudo o que a pessoa na melhor idade quer é um pouco de carinho e atenção. Então, saiba que você pode alegrar o dia de muita gente! O Lar aceita todo o tipo de contribuição, desde trabalho voluntário em qualquer modalidade, até bens materiais e doações em dinheiro. Lembrando que o local conta com área para jogos, pintura, desenhos, música e atividades em geral ((:

Entre em contato com eles para ver qual é a maior necessidade no momento, e tente ajudar, porque com certeza, um pouco de amor nunca é demais! Acesse o site www.larvovojoana.org.br para mais informações e não deixe de colaborar.

Abracce

A ABRACCE é definitivamente uma das ONGs mais legais que já conheci! O trabalho deles é simplesmente divino e envolve muito amor ❤ Eles ajudam crianças carentes com síndromes genéticas, câncer neurológico e autismo. E ajudando elas, ajudam também as famílias, amigos e todo mundo que tem a sorte de conviver com essas pessoinhas tão especiais ((:

A instituição cuida de mais de 100 crianças, que têm uma carência financeira muito acentuada, proporcionando a elas vários tratamentos assistidos, com acompanhamento de Psciologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Grupos Terapêuticos de Música e Arte Terapia, Auriculoterapia, Acupuntura, Grupos de Apoio e Serviço de Psicologia para as famílias também.

E não para por aí! A ABRACCE também desenvolvem um super trabalho social, ajudando mensalmente pessoas com cestas básicas, fraldas, leites especiais, materiais de higiene coletados ou comprados por eles.

E como quase toda instituição sem fins lucrativos, a ABRACCE vem enfrentando muitas dificuldades para continuar realizando os tratamentos, uma vez que a ONG depende completamente de doações vindas da comunidade, e não recebe qualquer tipo de ajuda do governo. Eles realizam vários eventos bacanas, e também contam com o apoio de muitos voluntários para conseguir arrecadar fundos e assim manter a instituição na ativa. Mas, como diria minha mãe, toda a ajuda é bem vinda! Desde doações em dinheiro, até doar um pouco do seu tempo para ajudar a cuidar dessas crianças.

Todos unidos pelo mesmo objetivo: Proporcionar, com alegria e dedicação, o melhor atendimento possível, visando o desenvolvimento pessoal e a inclusão das crianças autistas e com doenças neurológicas na sociedade.

Então, ABRACCE essa causa! Eles estão sempre de portas abertas pra te receber. Você pode conferir mais informações sobre a instituição acessando o site www.abracce.org.br e acompanhando eles no Facebook.

Sociedade Protetora dos Animais

Não podemos esquecer que uma sociedade é feita por todos os seres VIVOS que habitam nela, desde homens, mulheres, animais e até as plantinhas. E é por isso que não podemos deixar de cuidar e ajudar nossos amigos de 4 patas, ou de 2 asas, ou com barbatanas... Enfim, todos tem direito a um lugar ao sol, direito a uma vida digna, à saúde e à liberdade.

E muitos se enganam ao pensar que animal não tem sentimentos. Tem sim! Aliás, arriscaria dizer que eles têm muito mais que nós, homens. Nunca vi um cachorro maltratando o outro, roubando a ração do outro, ou tentando prejudicar o outro. Eles vivem por instinto, e não querem mais do que o básico pra sobrevier. Uma bela lição para nós, né?

E ainda bem, bem de TODOS, que existem pessoas iluminadas e que dedicam suas vidas para cuidar dos animaizinhos <3 A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) foi fundada em 1972, e desde então atua com um único objetivo: proteger e defender animais maltratados, abandonados e doentes.

A ONG oferece clínica veterinária, abrigo de animais e serviço de adoção. E é importante lembrar que a SPAC é uma instituição sem fins lucrativos, mas mesmo assim, não conta com o apoio governamental, tão pouco com a isenção de taxas e impostos. O que mantém ela viva são as doações particulares e a renda da clínica veterinária que funciona no local, com profissionais muito competentes que prestam atendimento (consultas, cirurgias e vacinações) a animais da comunidade com valores bem acessíveis a pessoas de baixa renda. Os animais sob a responsabilidade da entidade são atendidos voluntariamente pelos médicos veterinários da SPAC.

Então, como toda instituição, ela precisa de dinheiro pra se manter, pagar conta de água, luz, esgoto, alimentação, remédios etc. Eles também não têm um veículo próprio, e a estrutura do local está bem deteriorada. Então, toda a ajuda é bem vinda! Inclusive aquela que você faz, mas ninguém vê, que faz parte do seu dia a dia. Como não maltratar seu animal de estimação, não abandonar ele, não ignorar quando ver um amigo peludo precisando de ajuda... Proteja os animais, como se fossem seus filhos. O sentimento de carinho que eles sentem por nós é o mais puro, daquele que não quer nada em troca, é apenas gratidão, da mais sincera que existe!

Faça uma visita à Sociedade Protetora dos Animais. Eles estão na Rua Professora Sandália Monzon, 140, Santa Cândida – Curitiba/PR. E para maiores informações sobre a instituição ou sobre como você pode fazer sua doação é só acessar o site www.spacuritiba.org.br e acompanhar eles no Facebook.