ONGs em Londrina. Porque ajudar é animal!

Como diria a música que todo mundo conhece: “Então, é Natal. E o que você fez?”

O fim do ano se aproxima e com ele aquela sensação de que precisamos ser melhores, a cada ano. Mas você sabe como?

Às vezes, é preciso parar de olhar para nós mesmos e nossos interesses e pensar no próximo, no quanto podemos ajudar e fazer a diferença na vida de alguém que precisa de ajuda. Qualquer tipo de ajuda.

E tratando-se dos animais, essa ajuda é praticamente essencial para a sobrevivência deles. Tendo em vista que muitos estão abandonados e não tem quem olhe por eles, dê comida, um abrigo seguro e proteção.

Mahatma Gandhi disse: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”. Você já parou pra pensar, então, qual é o tamanho da nação que você faz parte? Ou como as pessoas da sua cidade tratam os animais? Ou ainda, o que você faz pelos animais?

Pode parecer pouco, mas até mesmo o pouco que damos, como um pacote de ração, um cobertor ou um potinho de leite, pode ser muito, e pode, até mesmo, salvar a vida de algum bichinho abandonado por aí.

Pensando nisso, selecionamos alguns projetos muito bacanas aqui de Londrina que se doam 100% para cuidar bem dos nossos amigos bichanos, que não são poucos. Então, todo tipo de ajuda é bem vinda.

Quer saber mais? Então confere aí! E bora ajudar (:

SOS Vida Animal

A SOS Vida Animal é uma ONG que surgiu em Londrina em 1989, formada por voluntários que se preocupam com os animais, principalmente com os abandonados e doentes, e que se juntaram para tentar melhorar essa situação e fazer a diferença. E com certeza, eles fazem!

O objetivo da organização é promover o bem estar de cães e gatos, por meio de ações que conservem e defendam os animais em toda a região, com eventos para doações e campanhas de conscientização.

Atualmente, eles não contam com um canil. Então os animais recolhidos ficam em casas voluntárias, que são uma espécie de lar temporário para cada bichinho. E durante este período, recebem os cuidados de saúde, vacinação, castração e, é claro, muito amor e carinho ❤

Conforme se recuperam, eles são colocados para adoção, à espera de um novo lar e uma família pra amar (: Em cada feira, são doados, em média, 12 animais. Um número que já é bom, mas que pode ser ainda melhor, com a sua ajuda!

E além das feiras de adoção, a ONG promove várias campanhas, seminários, palestras educativas e congressos sobre os cuidados com os animais, casos específicos, adoção responsável, leis de defesa e proteção da fauna e flora... Enfim, tudo que esteja relacionado ao respeito à vida animal.

E como toda organização não governamental, a SOS Vida Animal sobrevive de doações de empresas e também de qualquer pessoa que queira realizar o trabalho voluntário ou contribuir de qualquer forma, com valores financeiros, combustível, ração, suplementos básicos e qualquer tipo de produto que ajude a manter esses animais bem e com saúde.

Para os valores em dinheiro, você pode doar por conta bancária: Banco Itaú | Agência 4019 | Conta Corrente 07820-5. Ou ainda pode dor por meio das notas fiscais, através do link cupong.me/doar-parana. E para saber mais como funciona, acesse o site www.notaparana.pr.gov.br.

Ou entre em contato com eles pela página no Facebook. Lá você também fica sabendo das feiras, eventos e de todas as novidades. E seja como for, não deixe de ajudar ;)

ADA - Associação Defensora de Animais Londrina

Infelizmente, ainda existem muitos casos de pessoas que maltratam os animais. Ou que abandonam seus bichinhos de estimação, ou motoristas irresponsáveis que atropelam eles, sem prestar qualquer tipo de socorro.

Mas ainda bem que também existem pessoas de bom coração, que procuram ajudar sempre estes animais e doar boa parte do seu tempo (senão todo) para cuidar deles e proporcionar uma vida mais digna aos amigos peludos. Como é o caso da ADA, a Associação Defensora de Animais aqui de Londrina.

A ONG tem como objetivo resgatar e proteger animais abandonados em situação de risco, ou que foram atropelados ou ainda sofreram maus tratos. Acolhendo também cães de grande porte, como pitbulls, rottweillers, boxers... Que constantemente são abandonados, justamente por suas características violentas.

Atualmente, a ADA abriga cerca de 565 animais em sua sede, que é alugada, visto que ainda não tem o devido apoio para a criação de um local próprio para suas atividades e que todos os dias, recebe mais e mais animais em situações de perigo ou abandonados.

Além de resgatar esses animais, lá eles prestam todo o tipo de assistência, oferecendo abrigo, segurança, alimentação, higiene, cuidados veterinários, castração, vacinação, vermifugação, chipagem e controles de zooneses transmissíveis para humanos.

Lá, eles realizam o check-up de todos os animais, passando por consulta veterinária, onde o item principal é análise do hemograma completo, para verificar se existe alguma doença ou risco de aparacer.

Assim, o animal recebe o tratamento adequado antes mesmo que a doença se manifeste, controlando um possível surto no local, ou até mesmo a transmissão de doenças para os seres humanos, como a raiva, raiva, leishmaniose, micoses, entre outras.

Depois de receberem todo esse cuidado, os animais são colocados para a adoção, sempre de maneira responsável. Isso porque eles também estão sempre realizando campanhas e eventos que orientam sobre os cuidados que devemos ter com os amigos de quatro patas e toda a responsabilidade que requer uma adoção. Afinal, ele será um membro novo da família. E como tal, merece todo o cuidado e a atenção (:

E como qualquer outra organização, ela também precisa de verba para se manter e pagar o aluguel, água, luz, transporte, produtos de limpeza, medicamentos, rações... Por isso, precisa muito da sua ajuda!

Acesse o site adalondrina.org.br e faça sua doação. Ou entre em contato com eles e saiba como você pode ajudar. Com certeza, irá fazer toda a diferença :}

Projeto Sete Vidas

E com um foco maior para os cuidados com os gatos, surgiu o Projeto Sete Vidas, que há mais de quatro anos vem fazendo a diferença em Londrina e oferecendo todo o cuidado e carinho que os amados gatíneos merecem ❤

O grupo é formado por voluntários que são apaixonados por animais e que somaram forças para ajudar esses pequeninos que não sabem pedir por socorro, mas que nos recompensam diariamente com o que existe de mais preciso: o amor puro!

O objetivo é ajudar as pessoas que ajudam. Porque como eles ainda não têm um abrigo próprio, eles oferecem todo o suporte para aqueles que acolhem os animaizinhos, cuidam deles e proporcionam um lar seguro, seja temporário ou definitivo.

Eis que eles resgatam os gatos, quando alguém pede por ajuda e não sabe como fazer, ou quando eles encontram os amigos peludos em situações de riscos ou mau tratos.

Para isso, eles contam com gatoeiras próprias para capturar gatos, sem machucá-los, emprestando também para quem precisar.

E também contam com parcerias com clínicas veterinárias, o que possibilita valores mais acessíveis para castração, vacinação e atendimento.

Depois de garantir o perfeito estado de saúde de cada bichano, eles o encaminham para um novo lar, sempre orientando sobre os cuidados com os gatos ou qualquer outra dificuldade para a adaptação do animalzinho.

O projeto sobrevive com doações, de ração, remédios, suplementos básicos, ou valores financeiros, que podem ser depositados na seguinte conta: Caixa Econômica | Agência 0394 | Operação: 013 |Número: 411042-6.

E na página deles vocês ficam sabendo de todas as novidades, dicas, feiras de adoção e tudo que envolve fazer o bem, sem olhar a quem. Faça parte você também! :}