Os 5 melhores lugares para correr ou caminhar na região Centro Sul de BH

A escolha entre realizar caminhada ou correr depende das condições do atleta iniciante ou que está retomando um programa de atividade física. Aspectos como nível atual de condicionamento físico e preferências pessoais devem ser levados em conta.

Seja qual for a preferência de cada um, iniciar ou manter uma atividade física exige um check-up médico de manutenção, principalmente da frequência cardíaca e da pressão arterial - tanto em movimento quanto em repouso -, que podem aumentar caso não haja um controle adequado, mesmo quando o exercício é aparentemente leve.

Mas todos sabemos que ambas atividades melhoram o condicionamento físico, contribui para o ganho de massa muscular na medida certa, ajuda a controlar o peso e de bônus melhoramos a concentração, o raciocínio, a auto estima, o respeito mútuo e ainda a capacidade de trabalhar em equipe. Se forem feitos de maneira recreativa, dinâmica e objetiva, atraem e incentivam ainda mais a pessoa.

Quer mais? Então conheça os lugares que pode se exercitar sem gastar.

Pista da Avenida Bandeirantes

São quase 1,5 km para você correr, caminhar ou mesmo andar de bicicleta com uma vista muito legal da Serra do Curral. Só não vale ficar parado. E por ser em meio a cidade, não tem desculpas para não se exercitar ao ar livre em Belo Horizonte, poderá dar aquela paradinha para se hidratar quando for necessário, pois além da famosa fonte de água natural na Praça Jk, há ainda diversas outras opções ao longo do percurso, inclusive para fazer um lanchinho se for o caso.

E para completar aos domingos e feriados uma das pistas fica completamente fechada, facilitando levar a família e até o bichinho de estimação para passear.

Praça da Liberdade

Além de cartão postal de BH com todo seu charme interiorano distribuídos em seus 35 mil m² de jardins, fontes e coreto, recomendado para não somente para atividades físicas, mas também para famílias e casais de namorados.

Aqui se têm oportunidade também de explorar os belos casarões, o Edifício Niemeyer e museus gratuitos após a atividade física. É também excelente local para treinos noturnos. Seguro, em terreno plano e fácil para estacionar o carro após as 20h.

Praça Lagoa Seca no Belvedere

O entorno da lagoa tem 2.26 km localizada num dos bairros mais belos de BH: o Belvedere. Em seu entorno há também a possibilidade de realizar exercícios físicos com ruas planas e bem arborizadas.

Com diversas opções água natural e outras opções para reidratar, o entorno da Lagoa Seca também fica fechado aos domingos e feriados sendo excelente passeio para família que pode ainda estacionar o carro e fazer uma visitinha no BH Shopping sem gastar com estacionamento.

Parque Municipal

Com área de 182 mil metros quadrados, inaugurado antes da própria BH no dia 26 de setembro de 1897, o Parque Municipal é o patrimônio ambiental mais antigo da capital mineira.

Bem no centro de BH é um excelente local para fazer caminhadas e corridas, por possuir pequenos trechos de morros e diversos trechos planos. Possui também diversas opções de se reidratar e possui segurança realizada pela guarda municipal durante todo o período de funcionamento.

Barragem Santa Lúcia

Criada pelo engenheiro Pedro Mourthé de Araújo, que construiu não somente a Barragem Santa Lúcia, mas também o próprio bairro. O mesmo comprou uma fazenda na época, loteou, fez as ruas, inclusive a Avenida Prudente Morais e a barragem, para conter enchentes.

A pista em seu entorno possui um trajeto de 800m, com somente um pequeno trecho de subida leve. Pode também estender o percurso de sua atividade física por ruas do próprio bairro e do São Bento. Com excelentes locais seguros para estacionamento, água natural gratuita e outros excelentes locais para se reidratar em seu entorno.

E aí, gostou? Que tal dar um pulinho nestes endereços e dar sua opinião? Gostaria de sugerir outros locais? Dê aqui sua opinião.