Outubro Rosa em São Caetano do Sul

outubro rosa

História

O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome foi escolhido devido a cor do Laço Rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento iniciou-se nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de Outubro, posteriormente o Congresso Americano aprovou o mês de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de Rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. Esta ação assume papel importante, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Muitos eventos e ações são organizados neste mês para chamar a atenção da sociedade e conscientizá-los sobre este assunto e a importância do diagnóstico precoce. Todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico. Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas!

São Caetano do Sul participa deste movimento!outubro rosa prefeitur

Neste mês o Palácio da Cerâmica, a imagem de São Caetano no Parque Chico Mendes,o Centro Digital, a Câmara Municipal e outras localidades da cidade estão iluminados para celebrar o Outubro Rosa.

Para celebrar este movimento, no dia 19 de Outubro, domingo, a partir das 9 horas, ocorrerá uma grande caminhada, também com intuito de reforçar a importância dos exames preventivos e da conscientização sobre o câncer de mama.

A concentração será no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 2.400, no Bairro Olímpico.

Neste dia, também no CISE, a Secretaria de Saúde realizará exames de mama e orientará mulheres acerca do autoexame e das condutas preventivas para a detecção precoce da doença. Além disso o evento também terá atividades físicas aos participantes.

Neste mês, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), organizou palestras gratuitas para conscientizar as mulheres.

Confira datas e temas:

Dia 16 de outubro (período da manhã)
Palestra – Melhorando a autoestima, investindo na autoimagem
Participação da representante autônoma da empresa Mary Kay (realizará limpeza de pele e fornecerá dicas de maquiagem).

Dia 20 de outubro (período da manhã)
Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer irão informar e orientar pacientes sobre o trabalho realizado e todos os benefícios oferecidos pela instituição.

Dia 22 de outubro (período da tarde)
Palestra – Prevenção ao Câncer de Mama

Dia 30 de outubro (período da manhã)
Palestra – Prevenção ao Câncer de Mama

O Elefante Verde São Caetano apoia esta causa!

Veja as condições especiais dos nossos parceiros para você Mulher !

Color Hands Esmaltaria - Conheça nosso ambiente feito especialmente para você mulher!

Eliabe Kosta Coaching Pessoal - Coach especializado em Liderença Feminina.

Nova Esmalteria Nail & Bar - Cuide da sua beleza e tome um drink conosco!

Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/

http://www.hcancerbarretos.com.br/

http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/