Outubro Rosa - Saiba tudo sobre esse movimento!

Em Outubro é comemorado em Outubro Rosa e o Elefante Verde – Vitória resolveu contar um pouco mais sobre esse como surgiu, o por que é utilizada a cor rosa, objetivos e outras curiosidades!
BlogOutubroRosa

Como surgiu o Outubro Rosa?

O **movimento** surgiu na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando foi distribuído o laço cor-de-rosa aos participantes da Primeira Corrida pela Cura em Nova York.
Já em 1997, autoridades de Yuba e Lodi, nos EUA, iniciaram a fomentação de ações voltadas a prevenção do **câncer de mama**, chamado de **Outubro Rosa**. Essas ações são voltadas para a importância da prevenção através de **diagnóstico** precoce. Com o objetivo de conquistar a atenção da população para a causa, as cidades passaram a se enfeitar com laços, iluminação e decoração de locais públicos com a cor rosa.
No Brasil, a primeira inciativa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 02 de Outubro de 2002.
No **Espírito Santo**, a instituição responsável pela organização do **Outubro Rosa** é a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (**Afecc**), surgida em 1952, voltada para alertar para a importância do diagnóstico precoce no combate ao **câncer**.
![BlogOutubroRosa2](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/31/2014/10/BlogOutubroRosa2-942x1024.png)Palácio Anchieta iluminado pela cor rosa, em homenagem ao movimento Outubro Rosa.

Qual o objetivo desse movimento?

O objetivo do movimento mundial Outubro Rosa é alertar para a realidade atual do câncer de mama, para a importância do diagnóstico precoce e como ele é importante para o tratamento.

É importante lembrar que o evento é apenas em Outubro, mas deve ser lembrado durante todo o ano, pois o câncer é uma doença implacável e silenciosa que leva muitas pessoas a morte.

E você? Está se cuidando?

O câncer de mama atinge a milhares de mulheres pelo mundo, por isso é importante que você, sua mãe, irmã, tia, amigas e todas as mulheres façam a prevenção dessa doença tão traiçoeira. Vá a um médico e se cuide, porque você faz falta para as pessoas que te amam!