Por Dentro do Outubro Rosa e sua Conscientização

O mês de Outubro está associado com o Combate ao Câncer de Mama e tem o apoio de forma mundial tanto da sociedade quanto de governos e empresas. Mas você sabe o motivo do Outubro Rosa?! E porquê Rosa?! Separamos um artigo repleto de informações e curiosidades para você.

 elefante-verde-1610201400011

O início

O movimentoteve início nos Estados Unidos após aprovação no Congresso Americano, já que diversos estados mantinham ações isoladas para o câncer de mama durante o mês de Outubro. Por esse motivo o Congresso Americano definiu que o mês em questão seria o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

Já o Rosa veio por causa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu um laço rosa na primeira corrida pela cura em 1990 realizada em Nova York e com isso surgiu o Outubro Rosa.

 elefante-verde-161020140008

Atualmente

Todos os anos no mês de Outubro, diversas instituições, governos e empresas promovem ações voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama. Muitos conhecem pela larga campanha do autoexame das mamas, para diagnosticar surgimentos de nódulos e até mesmo dores, além de corridas em prol da conscientização.

Curiosidade: Diversos pontos turísticos no mundo inteiro ficam rosas

elefante-verde-161020140009 elefante-verde-161020140005 elefante-verde-161020140002 elefante-verde-161020140003 elefante-verde-161020140004

O que é o Câncer de Mama?

É um tumor maligno causado pela multiplicação anormal das células da mama. Quando diagnosticado a tempo, o câncer de mama pode ter cura (alguns casos podem chegar a 95% de chances de cura), por isso a importância das mulheres estarem cientes dos exames periódicos. Apesar de ser relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade a probabilidade aumenta rapidamente e de forma progressiva. Além disso a menopausa tardia, reposição hormonal e dieta também podem influenciar no surgimento ou não do câncer de mama.

Curiosidade: apesar de largamente difundida no público feminino, o câncer de mama também ocorre em homens, com aproximadamente 1% de todos os casos da doença.

 elefante-verde-161020140006

Diagnóstico

O câncer de mama pode ser curado quando detectado a tempo, apesar de ser um tumor maligno. O diagnóstico do câncer de mama é feito de 4 formas:

Autoexame: exame no qual toda mulher pode fazer em sua própria casa ao se tocar em busca de nódulos nas mamas e até mesmo dores. Lembrando que o autoexame não substitui o exame físico feito por um médico qualificado.

Curiosidade: cerca de 40% dos casos de câncer de mama que chegam nos hospitais são descobertos pelas próprias pacientes na palpação.

Exame clínico: exame realizado normalmente por um médico ginecologista a cada seis meses.

Mamografia: exame obrigatório para mulheres com mais de 40 anos ou até mesmo antes, se houver casos de câncer de mama na família. Neste exame as mamas são comprimidas por duas placas de acrílico, o que possibilita descobrir o tamanho do tumor que as vezes é imperceptível na palpação. Ideal que seja feita uma vez por ano, a partir dos 40 anos.

Biópsia: é uma mini cirurgia onde para que possa ser retirado um pedaço do nódulo suspeito, para que possa ser analisado sobre possível câncer de mama e necessidade de uma cirurgia.

 elefante-verde-1610201400012

Tratamentos

Os tratamentos para o câncer de mama são classificados em terapia local (tratam o tumor sem afetar o resto do organismo) e terapia sistêmica (medicamentos que buscam atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo). O tratamento varia de acordo com o estágio em que está o tumor, além da reação de paciente para paciente.

Terapia Local: Cirurgia e Radioterapia

Terapia Sistêmica: Quimioterapia e Terapia Hormonal

 

E não se esqueça que o diagnóstico de câncer de mama não significa o fim de tudo. Pelo contrário, será o início de uma nova vida, com algumas limitações dependendo do estágio do tumor. O apoio da família é imprescindível neste momento e fará toda a diferença, por isso oriente-os e se for necessário leve toda a família até um profissional para que possa explicar tudo o que precisam saber.

 elefante-verde-161020140007

O Elefante Verde apoia todo tipo de conscientização da sociedade acerca do câncer de mama e deseja a todas as mulheres uma vida incrível!