Passo a passo: como montar seu próprio negócio?

Em pesquisa realizada pela Endeavor Brasil, Recife figurou entre as 4 melhores cidades para se empreender no Brasil - e a melhor entre as capitais do Nordeste. Se você, como muitos brasileiros, tem o sonho de abrir o próprio negócio, aqui vai o passo a passo, recomendado pelo Sebrae, para abrir uma empresa e conquistar a independência:

1. Definir qual é o negócio

O primeiro passo para abrir o próprio negócio é definir qual área você irá atuar. A escolha do negócio precisa combinar com as suas características pessoais e as tarefas que desenvolve com mais habilidade. Existe alguma atividade ou hobby pelo qual você é apaixonado? Busque informações no mercado e identifique que oportunidades são viáveis.

2. Pesquisar o empreendimento

Conheça bem o ramo em que você quer investir. Existem muitos concorrentes? É uma área em expansão? Leia artigos de especialistas, faça cursos de capacitação e mergulhe de cabeça no segmento.

3. Saber se é viável

O Sebrae oferece uma avaliação com especialistas que irão orientar os futuros empresários. Com as informações levantadas, podem ser feitas simulações e o análise da viabilidade do negócio.

4. Ter um plano de negócios

Quais as Forças e Fraquezas do seu negócio? As ameaças e oportunidades que o mercado apresenta? Responder a estas perguntas irão ajudar a traçar um plano de negócios, instrumento ideal para iniciar ou empresa.

5. Encontrar o lugar

O bom lugar para a sua empresa ficar é onde seu cliente está. Entretanto, outras análises devem ser feitas, a depender do negócio que se pretende abrir. Já pensou em montar um escritório virtual? Flávio, empresário e dono do Recife Office Rooms, explica como funciona:

“Um escritório virtual é útil por realizar: assessoria on-line, atendimento telefônico, apoio administrativo e acesso remoto ao profissional dentro do ambiente da empresa, com um custo mais baixo que um escritório físico. ”

6. Formalizar a empresa

Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Fique atento!

É isso! Com este guia em mãos e o apoio do Elefante Verde, você já pode começar o seu mais novo negócio de sucesso!