Por Dentro do Patronato e Sua História!

Casarão que a luz do dia só percebemos por causa do tamanho e que a noite se destaca pela iluminação em diversas cores. Com certeza você já passou por esse casarão no Centro de Nova Iguaçu, próximo ao parque do viaduto do K11, certo?! Mas você sabe o que ele é o que acontece ali?

O Casarão em questão é o espaço oficial do projeto Centro Social São Vicente, mais conhecido em Nova Iguaçu como o Patronato.

elefante-verde-patronato018

 História

Na década de 50, o filantropo Antônio de Oliveira Carvalho doou o terreno, enquanto que Getúlio de Moura trouxe recursos para a construção do Casarão que era e até hoje é a sede do Patronato em Nova Iguaçu.

Atualmente o Patronato atende crianças de 2 anos e meio a 6 anos de idade oriundas de famílias de baixa renda. Mas para que o Patronato possa atender essas crianças existe um processo de entrevistas e avaliações, que a equipe do Centro Social São Vicente realiza para que as famílias mais necessitadas possam se beneficiar dos programas sociais.

elefante-verde-patronato011

 Objetivo

O objetivo do Patronato está em focar no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social dessas crianças e de toda a família, de forma a complementar a ação da família e da comunidade, como:

- Exercício da cidadania

- Atuar no universo sócio-familiar

- Capacitar pais e mães desempregados

- Oficinas de discussão, reflexão e autoestima

- Oficinas de leitura

- Cursos de teatro, além de peças teatrais

- Ingresso a globalização

E muitas outras atividades em Nova Iguaçu, pois o Patronato tem o foco na cultura, conhecimento, geração de renda e profissionalização.

elefante-verde-patronato014

Missão

Já a missão do Patronato é de ser uma referência em educação, cultura e ação social, ao promover valores éticos, valorizar a educação e família, orientar e capacitar para o trabalho e exercício da cidadania.

elefante-verde-patronato04

Projetos Sociais

Atualmente o Patronato atua com diversos projetos sociais em Nova Iguaçu, como:

- Creche Legal: atende a berçário, maternal e educação infantil em regime de semi-internato, com acompanhamento psicossocial.

- Escola de Pais: oferece palestras, workshops e atividades que valorizam a paternidade responsável.

- Biblioteca Interativa Infantil: espaço para desenvolver e resgatar o gosto pela leitura.

- Escola Profissionalizante: oferece cursos de formação profissional, como cabeleireiro e jardinagem, com o intuito de ingressar o mercado de trabalho e gerar renda para a família.

- Mãe no Capricho: acompanha adolescentes grávidas, atendidas fraternalmente com palestras orientativas e doação de enxoval de bebê.

- Escola de Teatro: estimula a criatividade, impostação de voz e expressão corporal do imaginário infantil.

- Inclusão Digital: oferece cursos de informática para promover a inclusão digital.

- Clube de Pais: promove maior integração da família com a escola através de palestras, esportes, passeios e atividades.

- O Futuro Começa Aqui: intervém na consolidação social, cultural, moral e espiritual de crianças na primeira etapa educacional do Patronato.

- Lixo Tem Nome e Sobrenome: promove um meio ambiente equilibrado e saudável, através do planejamento e implantação de programas de coleta seletiva de lixo e conscientização ambiental.

elefante-verde-patronato02

* Ajude Você Também*

Após ler toda a história do Patronato, você também sentiu vontade de ajuda-lo a continuar a crescer? Existem diversas formas de ajudar, como:

- Campanha de Arrecadação do Elefante Verde

- Doações individuais

- Ser um sócio

- Campanhas financeiras

Entre em contato com o Patronato e tire suas dúvidas para ser um sócio ou para criar uma campanha de ajuda:

Site: www.patronato.org.br

E-mail: contato@patronato.org.br

Telefone: (021) 2669-5867

Endereço: Av. Governador Portela, 382, Centro ? Nova Iguaçu