Pequenos hábitos - Grandes mudanças

*Pequenas mudanças podem trazer grandes resultados e nosso post dessa semana chega até vocês com pequenas *reflexões sobre algumas possibilidades. Temos percebido uma aflição muito grande por um estado de plenitude e nós, que não somos lá muito chegados a um papo zen, decidimos buscar algumas literaturas ai a fora e queimar a mufa na tentativa de ter um dia-a-dia mais harmonioso de maneira mais natural e sem grandes mudanças nas nossas vidas. Por isso, elencamos alguns tópicos:

3929_E                                                           Corpo são, mente sã.

1 – Usar as escadas

Eu sei que parece estupidez, já que o elevador está lá lindo, com espelho e refrigerado a sua espera. Mas a escada pode ser a arma de emagrecimento na qual você nunca pensou. Subir escadas exercita os músculos da coxa e dos glúteos e descer exercita a panturrilha. O ideal mesmo seria fazer exercícios, mas essa sutil substituição também pode te trazer os tão desejados corpo são e mente sã.

2 – Dê uma paradinha

Hoje todo mundo está sempre ocupado demais, correndo demais, estressado demais e com dinheiro de menos. No trabalho sempre temos muito a fazer e somos soterrados por aquelas planilhas terríveis de produtividade. A questão é que um adulto consegue manter a concentração por em média 15 a 25 minutos. Então por mais que você se force a ficar colado na cadeira por horas não vai produzir muito nem bem. O segredo está em criar pequenos intervalos entre as tarefas. Essa técnica se chama Pomodoro Technique e sugere que a cada 15 ou 25 minutos você pare por 5 minutinhos para relaxar. E esse curto momento de relaxamento é seu. Por isso use-o como você achar melhor. Confira seu facebook, leia uma notícias, faça um lanchinho, tome um café. A cada 4 ciclos dê um intervalo maior, de 15 minutos, para fazer alguma atividade que exija mais tempo, como pagar contas ou assistir um vídeo mais longo no Youtube, ir a padaria só para caminhar um pouquinho.

3 – Meditação para quando você está estressadão.

meditacaoNão dá para negar que meditação é um santo alívio para dias conturbados. Ela amplia a capacidade de concentração, memória e sentidos do corpo e reduz a ansiedade, o estresse e a depressão já que ela é um retorno à condição natural da mente – livre das perturbações que surgem de emoções, pensamentos e bolhas de realidade. Não precisa meditar durante horas para já sentir seus benefícios. Comece com sessões curtas todos os dias, mas antes não deixe de se alongar. A regularidade é algo muito importante para quem inicia a prática.

4 – Pensamento positivo sempre.

Eu sei que isso parece clichê, mas é fundamental manter a esperança, a motivação e a nas coisas. Assim você pode experimentar o mundo de uma outra forma. Sabe aquele dia em que você já acordou negativo para caramba e que acaba arranhando o carro no estacionamento do prédio ou perdendo o elevador 2 vezes? Pois é. A gente acredita na energia das coisas. Então melhor seria se você pudesse sempre mentalizar que as coisas vão dar certo.

5 – Outras miudezas do dia-a-dia

Vá caminhando até o trabalho. Se não der, que tal mudar a rota de vez em quando?

Coma bem. Nós sabemos que é difícil resistir às gostosuras de uma vida calórica, mas é inegável o quanto nosso corpo fica bem quando a gente come direitinho.

gentileza_gdSeja gentil por aí sem mais nem porquê. Como diria o Profeta Gentileza: “gentileza gera gentileza” e quem sabe não é isso que vai alegrar seu dia de cão?

Sempre que quiser realizar algo pense na menor ação para atingí-la. Quer dizer, pense num impulso pequeno para que essa ação não te amedronte. Se você sempre sonhou em ganhar a São Silvestre, mas nunca correu pra valer na vida, que tal começar colocando um tênis para andar na praia? Descomplique.

E nosso mantra: reserve um tempo para sua preguiça. Pare de se sentir culpado. Se é fim de semana e você está com sono ainda, agarre o travesseiro e durma mesmo.

É isso aí pessoal. Uma ótima semana para todos nós e que tenhamos boa sorte na manutenção da nossa paz e harmonia.