Pilates: Saúde e Felicidade

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Nesse artigo espero passar para você leitor um pouco dos princípios e benefícios do método Pilates, que a cada dia vai ganhando mais espaço no cenário brasileiro e contabilizando inúmeros praticantes.
Joseph Pilates foi o criador do método, nele utilizam-se exercícios de ampla flexibilidade *com contrações constantes, movimentos lentos e precisos, além da ênfase na propriocepção (percepção do corpo no espaço) e concentração.
Aliando os conceitos com a aplicabilidade, o método tem como objetivo gerar benefícios posturais, ganho de força através da melhora da *
flexibilidade
conjuntamente com um fortalecimento globalizado do praticante. Essa modalidade de exercício pode atingir o seu objetivo seja ele qual for (emagrecimento, hipertrofia, flexibilidade?) contribuindo assim o desenvolvimento geral do praticante.
Abaixo segue uma pequena citação do criador, que não se limita ao Pilates, mas ao exercício físico como um todo seja qual for a modalidade.

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?Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade ? SAÚDE E FELICIDADE?.

O Pilates pode ser praticado em qualquer lugar, por qualquer pessoa, do iniciante ao atleta desde que acompanhado pelo profissional da área.O método pode ser divido em principalmente Solo, Pilates com Bola e o Tradicional atualmente existem diversas outras divisões, como o Pilates Funcional, por exemplo, porém as três primeiras são as mais fáceis de serem encontradas por já estarem enraizadas em nosso país. Abaixo uma breve descrição delas:

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Pilates Solo
Esse é aquele em que você executa os movimentos livres, ou seja, sem auxilio de nenhum aparelho basta você ter um colchonete e seu corpo. Esse tipo pode ser executado em casa no escritório em praças, em qualquer espaço. Sua principal vantagem é o baixo custo financeiro e desvantagem é uma redução na gama de exercícios.

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Pilates Com Bola
Uma divisão que tem caído no gosto do publico, ele é considerado uma ramificação do Pilates Solo, todos os exercícios são feitos com o auxilio da bola suíça (Fitball), também não requer grandes espaços para ser praticado, tem o custo um pouco maior que o solo mas em contra partida proporciona mais exercícios. A bola suiça é um excelente assessório pois ele tem a capacidade de gerar instabilidade e também um maior conforto para o aluno em algum exercícios.

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Pilates Tradicional
O original, nele é executado tantos os exercícios solo, quanto os com bola e ainda possuem os aparelhos que dão ao praticante um total suporte para qualquer que seja seu objetivo com diversos exercícios, os aparelhos que o compõe são: Step Chair, Reformer, Ladder Barrel, Cadillac. O Pilates Tradicional é fácil de encontrar e recomendado para todas as pessoas, porém tem um o maior custo dos citados e só são praticados em espaços fechados como estúdios.

Indico o Pilates para todos, principalmente para aquele que possuem algum desvio postural e para aqueles que preferem ambientes mais calmos ao das academias.
Exercite sempre e não se esqueça de se alongar após os treinos. BOM TREINO!