Pilsen, a cerveja tecnológica

A cerveja Pilsen é um marco na história cervejeira! O homem ainda nem sabia da existência das leveduras, quando por causa de uma lei instituída em 1553 na Alemanha, o duque Albrecht V da Baviera *decretou que as cervejas só poderiam ser produzidas na Alemanha entre 23 de setembro e 29 de abril de cada ano, meses frios, podendo ser armazenadas para consumo nos meses de primavera e verão. É por isso que eu falo para os meus alunos que saber um pouco sobre a *história da cerveja nos ensina a entender o que é a cerveja nos dias de hoje!

Foi por causa desta lei que os cervejeiros da época resolveram produzir as cervejas e armazená-las em grutas, nos Alpes, onde as temperaturas eram abaixo de zero. Elas ficavam armazenadas lá porque, mesmo sem o menor conhecimento ainda do que se tratava a levedura, o homem já sabia que temperaturas mais baixas conservavam os alimentos por mais tempo, e que a cerveja também poderia ser conservada desta forma.

Acontece que as leveduras que costumavam trabalhar em temperaturas mais altas, algo em torno de 12o a 15o Celsius, provavelmente adormeceram, e outras leveduras passaram a atuar nas cervejas armazenadas nos Alpes enquanto estavam lá, num processo que hoje chamamos de lagering (armazenamento) ou maturação.

Processo de armazenamento de cervejas (lagering)Processo de armazenamento de cervejas (lagering)

O resultado foi que com algum tempo de lagering as cervejas se apresentavam muito menos turvas e mais límpidas e transparentes. Nos aromas e no sabor, apresentavam fortes características dos maltes e muito menos aromas frutados e complexos, características das cervejas até então. Não esquecendo que os aromas frutados e complexos não eram os mais agradáveis na época, já que o homem ainda não tinha ideia do que era levedura, e muito menos de como manipulá-la para obter a cerveja de seus sonhos.

A cerveja resultante deste processo de armazenamento era muito mais palatável do que as cervejas da época, com aromas e sabores ?lapidados?, que remetiam aos maltes utilizados, portanto algo muito mais parecido com pão, sem todos os aromas gerados pelas leveduras que trabalhavam nas mais altas temperaturas, que geravam aromas advindos dos subprodutos da fermentação e maturação.

Estava criada a cerveja Lager!!!

Os ingleses desenvolveram a técnica de secagem dos maltes através do calor indireto, o que possibilitou a produção de maltes claros, porque até então todas as cervejas eram de maltes escuros, já que toda cevada maltada era seca em fornalhas. A invenção já foi o primeiro avanço na direção da produção de cervejas de maltes claros.

A junção das duas técnicas na produção de cervejas resultou no que hoje conhecemos como Pilsen,*sendo que* a* primeira delas foi desenvolvida na região conhecida como Pilsener, hoje parte da República Checa. O mestre cervejeiro alemão *Joseff Groll que já dominava a forma de produzir este tipo de cerveja foi convidado pela cervejaria e deu vida à Pilsener Urquell, a primeira Pilsen já feita na história. Logicamente que ela foi cada vez mais privilegiada pelas demais descobertas da ciência e a evolução da tecnologia.

A Pilsner Urquell ainda hoje é referência no estiloA Pilsner Urquell ainda hoje é referência no estilo

A finalização de Pasteur sobre seus estudos a respeito das leveduras, em 1871, foi determinante para isso, e os cristais da Baviera pareceram ter surgido para servirem como uma luva para a exposição visual de toda a limpidez e brilho desta cerveja de origem tão moderna, que acabou se tornando vedete. Algum tempo depois, com a Revolução Industrial e as técnicas de produção em série, foram simplificadas, com adição de cereais não maltados, como arroz e milho, e se tornaram o que hoje são as cervejas mais vendidas no mundo, as American Lager, como o próprio nome diz, a invenção americana simplificada da verdadeira Pilsen. E bota água nesse feijão!!!

Embora a grande maioria da população aqui no Brasil e também nos EUA insistam em chama-las de Pilsen? elas são meras versões populares e standartizadas desta obra prima!!!

Cheers!!!