Pit Stop

Resumidamente, na Fórmula1, Pit Stop é o nome que se dá quando o carro faz uma parada nos boxes para troca de pneus e abastecimento. Neste fim de semana estava assistindo o circuito de Mônaco e fazendo outras coisas quando parei e observei uma situação que me fez escrever este texto. Você já reparou a rapidez da equipe no pit stop? Eles têm uma série de razões para que tudo saia como planejado e no mínimo tempo possível. Mas, como será que eles conseguem esta habilidade, apenas treinando? Na verdade não.

Vou ligar o tema com um assunto bem interessante, a sinergia. Sinergia é o que acontece quando duas ou mais pessoas se encontram e conseguem perceber que não é a ideia de um que está totalmente certa, mas sim quando conseguem ver que existe sempre outra ideia diferente quando conseguem agregar os dois pontos de vista. Vamos imaginar que cada um que trabalhe no pit stop quisesse fazer da maneira dele, imagine o caos que isso seria. Na sua empresa deve ser a mesma coisa. Todos estão no pit stop para alcançar algum resultado, correto?

Aquele que não consegue pensar como equipe não consegue o resultado esperado, também tem aquele que faz tudo por si só, este também não consegue o mesmo resultado, pois planta na equipe inteira problemas de relacionamento. Bom, pode ser até utopia achar que as pessoas devem sempre trabalhar de forma que o resultado seja excelente. Será mesmo que é utópico pensar assim? Acho que não, acredito que chegaremos lá de alguma forma, mesmo porque as pessoas se desenvolvem, as novas gerações chegam com novos conceitos e a sociedade como um todo muda sempre para melhor.

O que eu quero dizer com tudo isso é que se você é um empreendedor, ou um colaborador, na verdade não importa muito quem você seja, ou melhor, qual posição você está neste momento da vida, o que é mais importante é saber que quando há união de forças solitárias o resultado é mais forte, quando estamos em grupo somos mais poderosos e que nem sempre a sua opinião é sempre a mais certa. Se você tiver a coragem de instalar dentro da sua empresa, dentro do seu departamento ou mesmo para seu colega do lado, o processo de conversas de trabalho verá que com muito pouco esforço poderão juntos conseguir algo muito melhor do que se estivem separados.

A sinergia é o caminho para a descoberta de novos modos de fazer as coisas, é quando você desapega da sua maneira de pensar para entender o que o outro quer e quando o outro também esquece a sua visão para entender a sua e com isso descobrem uma nova maneira.

Neste momento a uma explosão de novidades surge e muda muitas vezes todo o contexto inicial. Pense quais os pensamentos, quais as crenças que você tem que não deixa você experimentar esta situação, tente desapegar-se de tais crenças, experimente escutar o outro sem julgá-lo. Você tem o direito de não gostar da forma como o outro vê as coisas, sim é natural e também não precisa mudar seus conceitos para fazer o papel de bom moço, mas tente ao menos ouvir outra ideia sem pré julgar, quem sabe você não acha outro caminho? Não precisamos gostar dos pensamentos dos outros, eu mesmo não gosto de muita coisa que escuto, porque não fazem mais parte do que sou hoje, apenas por isso.

Mas eu sei que quando juntamos forças somos mais que um. Não é para aceitar a opinião do outro é para colocar na mesa a ideia de todos e descobrir uma nova maneira, aquela que ninguém havia pensado antes. Será que a sua equipe é uma equipe pit stop?