Plano de Marketing para pequenas empresas; como montar o seu

Aqui no Hubify, nós atendemos centenas de empresários interessados em melhorar sua presença online através das mais diversas ferramentas de marketing digital. Porém, uma dúvida comum entre este público e "como elaborar um planejamento de marketing?". Pensando nisto, criamos um pequeno guia com o passo a passo para você montar um plano de marketing para a sua empresa, traçando estratégias eficientes para alcançar os objetivos da sua marca.

1. Diagnóstico - Análise do ambiente de marketing

O primeiro passo para montar um planejamento é avaliar suas forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças que podem influenciar o seu negócio. Esta análise é conhecida como análise SWOT ou análise FOFA. Confira esse guia para preencher cada um dos quadros e guarde-o para consultá-lo sempre que necessário.

2. Descubra quem são seus clientes

Você já deve ter uma ideia de quem é seu público-alvo, mas para entendê-lo melhor, usamos o Persona.
Para descobrir persona da sua empresa, basta descrever quem é o cliente perfeito: idade, sexo, classe social, localização geográfica, família e estilo de vida. Caso o seu negócio tenha como cliente outras empresas (B2B), faça o perfil baseado por segmento, localização, número de funcionários e todas as características que achar necessárias.

3. Defina seus objetivos

Muitas empresas querem aumentar o faturamento, mais reconhecimento da marca ou até conquistar novos mercados. Seja claro nos seus objetivos e defina prazos para alcançá-los.

Veja alguns exemplos:

  • Aumentar o faturamento em 30% no próximo semestre
  • Torna-se referência em gastronomia saudável no bairro no ano de 2018

4. Defina as estratégias de marketing

Agora é o momento de definir quais ações serão necessárias para alcaçar cada um dos objetivos traçados no plano. Observe a análise do ambiente para perceber quais vantagens competitivas o seu negócio tem em relação a outras empresas, quais oportunidades o mercado oferece, onde é necessário melhorar para atrair e fidelizar os clientes e qual o orçamento destinado em cada ação.
Neste ponto, também deve-se considerar quais canais online e offline serão utilizados para por as estratégias em prática: sites, blog, redes sociais, anúncios no Google, carro de som, telemarketing, etc. Lembre-se de considerar o estilo de vida do seu público no momento de definir estes canais.

5. Crie um cronograma

Para o plano de marketing sair do papel é necessário estabelecer metas reais e prazos para analisar os resultados obtidos. Por isso, é recomendável criar um cronograma de ações (lembre-se de ser sincero) obedecendo as prioridades e o orçamento disponível. Uma das vantagens de ter um cronograma é poder revisá-lo e atualizá-lo com os resultados de cada ação.

Leia também:

- Google Trends: use os assuntos em alta na sua estratégia de Marketing

- Ferramentas de Marketing Digital essenciais para advogados

- 5 dicas de marketing digital para faturar mais no fim do ano

- Como transformar seu site no principal vendedor da sua empresa