Playground inclusivo

playground2

Nos últimos anos o Brasil obteve um avanço significativo em se tratando de acessibilidade. Hoje já vemos os cruzamentos com calçadas rebaixadas, banheiros adaptados, elevadores em estações de metrô, etc.

Mais uma coisa que ainda é difícil de se encontrar, são playgrounds com brinquedos adaptados para crianças com deficiência. Em outros países são comuns os parques públicos com brinquedos que possibilitam a diversão tanto de crianças com deficiência ou não.

Em São Paulo, no Parque do Ibirapuera existe uma área denominada “Playground Inclusivo”, que são brinquedos projetados para integrar crianças com e sem deficiência. Com rampas de inclinação suave, inscrições em braille, piso tátil e suportes ao alcance de uma criança sentada em uma cadeira de rodas, o playground propõe brincadeiras que misturam equilíbrio, força e estímulos sensoriais na medida exata para que crianças cadeirantes, cegas, surdas, com deficiência intelectual ou múltipla possam divertir-se com o máximo de autonomia.

playground3

Em outro parque de São Paulo, o “Ceret” localizado no bairro do Tatuapé, foi inaugurado no dia 30/06/2015, o primeiro playground verdadeiramente inclusivo da cidade de São Paulo. Todos os brinquedos adaptados para atender as crianças com deficiência foram doados pela Fundação Sergio Contente.

“Quem sabe o prefeito não se sensibilize com o playground inclusivo e leve a ideia para outros parques”, disse Sérgio, idealizador e mantenedor da Fundação.

A alegria e a emoção estavam nos rostos das mães e crianças, lagrimas escorriam pelos olhos das mães que muitos pela primeira vez estavam tendo a oportunidade de verem seus filhos brincarem em um parque público pela primeira vez.

Essa é uma ideia a ser seguida, precisamos de muitos mais parques como esse. Se você governante, administrador público, gostou da ideia e pretende implantar na sua cidade ou região, entre em contato com a Fundação Sergio Contente, que lá irá encontrar todas as instruções de como adquirir esses brinquedos.

Entre em contato com a fundação no site: www.fundacaosergiocontente.org.br