PODC ou PDCA? Eis a questão.

PODC ou PDCA : Funções Administrativas

Certa vez ao tratar, em sala de aula, sobre as funções básicas da Administração me ocorreu a ideia de associá-las ao PDCA. De lá pra cá sempre que trato das funções administrativas eu faço esta associação. Assim, tomei a iniciativa de discutir um pouco melhor estas duas metodologias que, aparentemente, ainda não foram comparadas. Portanto, o que se pretende é apresentar as duas metodologias e ao final concluir se pode haver entendimento contrário ou semelhante entre ambas.

As funções administrativas foram idealizadas por Fayol e apresentadas no que ficou conhecida como Teoria Clássica. Ao publicar o livro Administração Industrial e Geral Fayol definiu que havia algumas funções a serem consideradas. Além das funções empresariais Fayol definiu também as funções administrativas: Prever; Ordenar; Comandar; Coordenar; e Controlar. Atualmente é usual considerá-las como: Planejar; Organizar; Dirigir; e Controlar (PODC). Para que seja possível a comparação entre as metodologias, primeiramente, vamos tratar dos conceitos das funções administrativas.

  • Planejar – consiste num processo de antever e definir objetivos, estratégias, responsáveis, prazos e ações a serem realizadas ao longo do tempo.
  • Organizar – consiste em criar as condições necessárias para que os objetivos sejam alcançados. Isto é, colocar a empresa na devida ordem.
  • Dirigir – consiste na execução das ações empresariais em busca dos objetivos. É a ação empresarial, propriamente dita.
  • Controlar – consiste no acompanhamento do que esta sendo feito. Para tanto se faz a mensuração do que é feito; a comparação com o planejado; e a correção, quando necessário, para que os objetivos sejam alcançados.

O outro processo é o PDCA. De origem americana foi popularizado por Deming nos aos 50. Associado à área da qualidade este processo é conhecido como ciclo PDCA ou Ciclo Deming. A sigla tem origem nas iniciais de quatro palavras. PPlan (planejamento); DDo (execução); C *– *Check (conferir); AAction (ação corretiva). As normas internacionais elaboradas pela ISO – International Organization for Standardization são baseadas no ciclo PDCA.

A tradução dos termos que compõem a sigla possui semelhança com as funções administrativas. Porém, cabe discutir algumas questões pontuais. Onde está a função organizar no PDCA? Onde está a ação corretiva no PODC? Assim, há de se considerar, primeiramente, essas duas questões.

A primeira questão levantada diz respeito à função organizar e o PDCA. Onde ela está contida? De nada adianta planejar sem que haja algum ajuste ou organização para que a ação empresarial seja realizada. Planejar e sair executando sem que haja organização não há garantia de sucesso. Afinal, como executar se houver a falta de algum recurso? Como executar se houver alguma desordem? Portanto, apesar de ciclo PDCA não prever explicitamente, a função organizar está implícita no planejamento. Pois, para que seja possível executar há a necessidade de que os recursos estejam disponíveis e ajustados. Ou melhor, que esteja tudo organizado.

A segunda questão levantada para ser analisada é “quando ocorre a ação corretiva no PODC?”. Uma das funções administrativas apresentada é o controle. Esta funções pressupõe que haja um sistema que se inicia com a definição das bases que precisam ser controladas ou os padrões esperados. Passa pela mensuração do que está sendo realizado. Em seguida deve ocorrer a comparação entre o padrão esperado e o que está sendo feito. Assim, havendo algum desvio, obviamente que as correções devem ser feitas.

Percebe-se que apesar de aparentarem ser ideais ou metodologias diferentes ambas se assemelharam. Ambas possuem algumas etapas idênticas. Planejamento, Direção/Execução e Controle. E as demais etapas, Organização no PODC e Ação Corretiva no PCDA acabam por estarem implícitas apesar de não aparecem literalmente. Assim, a organização, no PODC, pode ser considerada entre as etapas de planejamento (P) e de execução (D) no PDCA e a ação corretiva (A) se constitui de uma das etapas do sistema de controle no PODC. A ilustração abaixo permite observar a relação aqui apresentada.PODC ou PDCA

Alguns ainda poderiam defender uma diferença entre os métodos ao sugerirem que o PDCA, por estar sempre associado à melhoria contínua, é cíclico. Pois, enquanto processo giraria permanentemente.  As funções administrativas também são cíclicas, pois fazem parte do processo administrativo. Assim, enquanto um processo, também devem ser realizadas permanentemente. Portanto, ambos os sistemas ou processos (PDCA ou PODC) podem contribuir com as organizações e auxiliar para que alcancem seus objetivos. Basta que sejam aplicados em sua plenitude.Ao se praticar as funções administrativas (PODC) ou ao se aplicar o PDCA se estará utilizando um sistema cíclico que contribui para que a ação empresarial tenha êxito e permita que os objetivos traçados sejam alcançados.