Pontos turísticos de Itu

Quem já não ouviu falar da cidade onde tudo é grande ! Itu é uma cidade turística onde além da fama de tudo ser grande é conhecida como cidade histórica, com mais de 400 anos, berço da república e onde foi instalada a primeira fábrica a vapor do estado de São Paulo. Caminhar pelas ruas e vielas do centro histórico com fachadas de casas datadas do início do século passado levam-nos a imaginar o ritmo urbano daquela época.

Igreja matriz Nossa Senhora da Candelária:

Esta igreja se destaca entre as dezenas de igrejas de Itu, por seu rico interior e também pelo seu tamanho, datada de 1780 e com reformas feitas por famosos arquitetos é hoje a principal referência no centro histórico da cidade e parada obrigatória para quem está conhecendo a cidade. Localizado bem no centro da cidade, na praça Padre Miguel.

alt

Museu republicano:

Este sobrado mantém um acervo de documentos, fotos e objetos do partido republicado paulista, esta casa aliás é onde foi realizada a convenção de Itu que marcou o início do fim da monarquia no Brasil. Hoje é mantido pela USP e vale a pena conhecer pelo lado histórico e arquitetônico. Localizado a Rua Barão do Itaim, no centro histórico de Itu.

alt

Parque do varvito:

É um monumento geológico, o varvito é uma rocha sedimentar única que forma camadas onde podemos ver a história em cada camada, é uma amostra da era glacial e que esta região era o fundo de um lago. Tente localizar as rochas “intrusas” que se depositaram entre as camadas. O espaço é super agradável com muita natureza e espaço livre para apreciar esta curiosa formação geológica. Localizado fora do centro histórico na Rua Parque do Varvito no parque Nossa Senhora da Candelária

alt

Orelhão e semáfaro:

Ambos localizados na praça Padre Miguel no centro da cidade, o mesmo da igreja matriz, são dois símbolos do mito dos exageros da cidade, depois de uma foto que tal tomar o sorvete de Itu nas lojas de suvenires ou com o sorveteiro da praça. Outra dica, comer um doce irresistível na doceria Senzala que fica nesta praça. Depois é descansar um pouco nos bancos da praça.....

alt

Praça dos exageros:

Esta praça montada com figuras fazendo referência a fama de exageros da cidade está localizado fora do centro histórico, próximo ao portal de saída da cidade no sentido de Porto Feliz e da fábrica da Brasil Kirin, por estar localizado em um bairro não tem muita infra-estrutura em volta, vale como curiosidade e para tirar fotos ao lado dos exageros ! Localizado na Rua Maestro Jose Maria Passos 200 no Jardim Padre Bento.

alt