Por que é tão difícil agradar as pessoas?

Não é fácil agradar as pessoas, na maior parte do tempo nos vemos em tentativas que muitas vezes nos levam a nada. Tentamos agradar nossos pais, amigos, o chefe no trabalho, namorado (a), esposo (a). Fazemos isso o tempo inteiro!
Talvez a maior questão seja quanto às expectativas que criamos. Uma verdade incontestável nos leva a crer que talvez façamos determinadas coisas esperando algo em troca, então, quando não recebemos aquilo que esperávamos, nos tornamos mais duros com as pessoas. Por vezes as rotulamos com palavras como ingratidão, egoísmo, falta de consideração ou amor.

criançadebigodeNão estou sugerindo que você deixe de tentar agradar as pessoas que estão a sua volta, pois todos nós precisamos ter alguém por perto. Se você se tornar uma pessoa implacável e não considerar que também erra, estará destruindo os seus relacionamentos. Um psicólogo poderia lhe recomendar que não crie expectativas sobre as pessoas ou se dedique menos a agrada-las.
Eu prefiro ainda sugerir que você* avalie as situações. Você está fazendo algo por alguém ou por você mesmo? Se for por você, será que essa é a melhor alternativa de buscar reconhecimento? Mas se for por alguém, será que você está preparado para receber um não ou nada em troca? Quando você souber as respostas para essas perguntas, estará finalmente agradando as outras pessoas.
Li em um livro certa vez sobre *
pessoas vencedoras. Em uma pesquisa realizada, o autor mostrava como aquelas pessoas chegaram ao auge de suas vidas mudando suas atitudes e sendo plenamente altruístas. Não é fácil se doar pelos outros e se você não está preparado para isso, prefira não tentar. Mas se estiver disposto a ser uma pessoa melhor, escolha fazer mudanças diárias *no seu comportamento.*