Por que investir em desenvolvimento de pessoas?

É essa proposta que trago aos líderes e gestores atuais: desenvolva seu pessoal. Mas, desenvolver, como? Começamos definindo a temática como ?os diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas relacionados ao desenvolvimento do potencial humano?. A partir disso podemos afirmar que esse desenvolvimento abrange vários pontos, dentre eles o crescimento cognitivo e pessoal, que pode ser observado através dos comportamentos humanos ? como o falar, a forma de estar e se sentir acerca de algo, alguém ou alguma situação.

Podemos facilmente encontrar artigos e livros que nos mostrem os caminhos e os meios até o desenvolvimento total de pessoas, mas nem sempre conseguimos extrair a essência, o real motivo dessa vontade e necessidade de desenvolver seres que sejam capazes de darem o máximo de si em seu âmbito profissional. Ainda há quem diga que desenvolver um funcionário é dar um tiro no próprio pé e apostar na falência da organização, acreditando que quanto melhor for o desempenho desse funcionário mais oportunidades ele terá de conseguir outra oportunidade (aparentemente melhor, mas só aparentemente) em alguma outra organização que o valorize. Sim, há esse risco e não podemos ignorá-lo, porém não podemos nos esquecer de que um funcionário que apresenta um grau elevado de motivação ? um dos principais pontos a ser desenvolvido em pessoas ? cria automaticamente um elo invisível com a organização em que trabalha.

Uma organização que investe tempo ? já que nem sempre esse tipo de trabalho gera custos ? em desenvolvimento de pessoal está também aumentando seu elo com seus funcionários, trazendo benefícios diretos e indiretos à organização e a esses funcionários, que irão fortalecer a equipe, que trarão mais resultados e falarão bem de onde trabalham para todos que conhecerem ? fazendo assim com que cada vez mais pessoas tenham vontade de ingressar nessa organização e gerando, consecutivamente, uma ainda maior valorização desse atual funcionário.

Vemos que é um círculo virtuoso de ações que geram bons resultados, e a partir do próximo texto veremos quais e como aplicar essas ações, a partir do ponto de vista de gestores e funcionários.

Bom fim de semana, até a próxima!