Sapore #1 - Os destaques da região

Jantar no Kaishi

Passei a semana pensando nos restaurantes onde trabalhei e os tantos outros que visitei para conhecer e estudar. A quantidade de bons restaurantes em São Paulo é enorme, e a variedade impressiona. E você pode achar que isso se deve ao fato de ser uma cidade com grandes investimentos ou porque o mercado é mais favorável por lá.

Na realidade, o diferencial da maioria dos restaurantes top em sampa está no empenho dos donos e dos chefes de cozinha. Exemplificando: o diferencial do La Brasserie, liderado pelo conceituado Eric Jaquin, é o atendimento intimista de cada cliente pelo próprio chef. Em alguns casos, o próprio Jaquin serve a clientela e essa atenção especial encanta os frequentadores.

Outro bom exemplo é o restaurante do chef Jun Sakamoto, que tem apenas 36 lugares. Imagine um restaurante com 6 mesas e 1 balcão para atender todos os clientes, que são atendidos quase que individualmente. O chef olha o tamanho da sua boca na hora de fazer o niguiri, e você consegue aproveitar melhor o alimento. Além disso, o próprio chef escolhe e compra os peixes que serão usados no dia. No preparo, cada sushi é feito individualmente, o que deixa a alga sempre fresca e crocante (alga mole é sinal de que a comida foi feita há algum tempo, o que não é bom).

Aqui em Mogi temos bons exemplos de restaurantes que encantam os seus clientes. O restaurante Kaishi, que oferece pratos da cozinha japonesa, conseguiu unir um ambiente agradável, um ótimo atendimento e excelentes pratos. Neste caso, a experiência gastronômica que tive lá me encantou e além de voltar lá com minha noiva, indiquei o lugar para diversos amigos e para todo o pessoal do trabalho (que também saíram de lá encantados).

No Kaishi podemos destacar o temaki de salmão e de salmão skin, os niguiris, os sushis e o shimeji na chapa de ferro. Além disso, a sakerinha de morango estava muito gostosa e equilibrada. Quem procura um lugar tranquilo para levar a namorada, ou sair com os amigos pode visitar o restaurante sem medo. Se for com a esposa ou com a namorada, escolha os sofás que parecem que você está sentado no chão. Não é muito prático de sentar, mas a iluminação é mais baixa e deixa o clima ainda mais romântico.

Enfim, se Mogi tem opções tão boas, por que nós insistimos em ir buscar em São Paulo esse tipo de serviço e de atendimento? Por que não exigir o melhor para nós mesmos aqui em Mogi? Achar que São Paulo concentra o melhor da gastronomia no Brasil pode ser verdade pelo volume de restaurantes, mas não quer dizer que os restaurantes daqui não possam ser tão bons quanto os de lá. Quando valorizamos a gastronomia local, ajudamos a desenvolver este mercado e melhoramos a qualidade das opções regionais. Valorize nossa região!

Semana que vem trarei mais experiências e dicas.
Um abraço!