Por que nossos músculos doem depois de um treino intenso?

Quando você treina intensamente um determinado grupo muscular, depois de um dia ou dois vem a dor, isso acontece principalmente em exercícios localizados.
Mas porque isso acontece ???

Por 3 motivos:  ácido, cálcio e proteína!

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Quando você contrai e relaxa o músculo repetidas vezes ocorre um acúmulo de ácido entre as fibras para que seja utilizada maior energia possível, isto pode gerar dores musculares.Girl<em>during</em>intense<em>workouts</em>054561_1

Ao mesmo tempo que há a contração e o relaxamento, há a saída e entrada do cálcio, esse entra e sai de cálcio no músculo gera inflamações e pequenos rompimentos nas fibras musculares. Essas lesões são microscópicas, mas podemos sentir, e é neste momento que entra a proteína para reparar esses rompimentos e fazer com que as fibra fiquem mais densas e mais fortes.

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Se não houver essas micro lesões nas fibras, não ocorre o que chamamos de hipertrofia e/ou ganho de massa muscular.

Porém tem como amenizar essas dores e aqui vão algumas dicas:

  • Faça compressas de gelo, pois isso faz com que os vasos sanguíneos se comprimam e diminui o fluxo de sangue no local afetado, reduzindo a inflamação. O contrário acontece com água quente, que dilata os vasos, aumentando o fluxo de sangue e a inflamação;diferentes-maneiras-de-usar-gelo

  • Faça alongamentos localizados e movimentos sem carga;Alongamento

  • Evite tomar remédios anti inflamatório e analgésico, pois o organismo vai se adaptando ao exercício e ficando mais tolerante com a dor ao passar do tempo.

Lembre-se sempre: No pain, no gain! workout-routines-for-women2

Um abraço e até logo!