Por que os Relógios nos Fascinam?

[![GERAL](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/35/2014/05/GERAL.jpg)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/35/2014/05/GERAL.jpg)

Por que os Relógios nos Fascinam?

Quem de nos já não ficou vidrado em uma vitrine ou mostruário de relógios, as vezes desejando aquele modelo de luxo em uma conceituada joalheria ou relojoaria, outras namorando um modelo esportivo em uma ótica ou loja especializada, ou até mesmo observando todas as funções daqueles relógios super transados e cheios de penduricalhos tecnológicos em uma loja de eletrônicos?

Pois é, mesmo numa época em que nosso smartphone nos dá as horas com precisão total, não sabemos porque mas o fato é que não resistimos a um belo relógio pendurado em nosso pulso.

Por isto vamos apresentar uma breve série, onde abordaremos a historia da medição do tempo e os primeiros relógios em dois artigos separados e depois apresentaremos uma serie de relógios super criativos que irão surpreender e fascinar os aficionados por este acessório imprescindível, tanto para os adeptos de um estilo mais formal, quanto aos de estilo esportivos, mas sempre buscam a elegância.

Vamos começar então nossa breve e interessante viagem.

*Uma Breve Historia da Medição do Tempo *(Parte 1)

Desde que o homem percebeu o movimento regular do Sol e das Estrelas, começou a se perguntar sobre a passagem do tempo. As fases da Lua foram inicialmente registradas pelo homem pré-histórico cerca de 30 mil anos atrás, e a medição do tempo tem sido uma maneira pela qual a humanidade tem observado os céus e representado o progresso da civilização.

Medindo o tempo pelo Sol, a Lua e as Estrelas

Ao perceber primeiros eventos naturais no céu,  o movimento do Sol, a mudança de direção e comprimento das sombras, desta forma os primeiros  relógios  do sol rústicos começaram a medir a duração do dia. Rapidamente foi percebido que a duração do dia variava em diferentes épocas do ano, mas as razões para esta diferença somente foram descobertas quando os astrônomos aceitaram o fato de que a Terra viaja em volta do Sol em uma órbita elíptica, e que o eixo da Terra era inclinado em aproximadamente 26 graus. Tudo isto influenciava o meio ambiente e a vida na Terra, afetando desde ventos e chuvas sazonais, o nível dos rios, o florescimento de árvores e plantas até os ciclos de reprodução e de migração de animais e pássaros.

 Relógio do Sol com números     Relógio do Sol Cúbico    Relógio de Sol de Parede

Relógio do Sol com números    Relógio do Sol Cúbico    Relógio de Sol de Parede

 Invenções para Medir e Regular o Tempo

Durante está caminhada desde a descoberta do tempo e o aprendizado de como medi-lo, o homem criou vários instrumentos.

As invenções iniciais foram feitas para dividir o dia e a noite em diferentes períodos para regular o trabalho  e os rituais, com isto os períodos de tempo variavam bastante de lugar para lugar e de uma cultura para a outra.

Abaixo alguns dos primeiros instrumentos de medição do tempo:

Lâmpadas de Óleo

Lâmpadas de Óleo IExistem evidências arqueológicas  por volta de 4.000 a.C., e os chineses usavam óleo aquecimento e iluminação cerca de 2,000 a.C. Estes artefatos ainda tem um significado simbólico de passagem da escuridão e ignorância para a luz e conhecimento nas prática religiosas. A forma da lâmpada evoluiu gradualmente para o estilo ao lado. Era possível medir a passagem do tempo pelo nível de óleo no reservatório.

Relógios de Vela

Relógios de Vela

Velas marcadas foram usadas para medir o tempo na China a partir do século VI d.C. Contudo a evolução da queima da vela é sujeita, entre outros fatores, a qualidade da cera utilizada na vela, sendo que, semelhante às lâmpadas de óleo, as velas eram usadas para marcar a passagem do tempo de um evento para outro, e não para mostrar a hora do dia.

Relógios de Água II Relógios de Água IRelógios de Água

Os relógios de água, aparentemente foram inventados por volta de 1.500 a,C. e era um instrumento que funcionava com um fluxo contínuo de água em um container onde existiam marcações para medir o tempo. Em comparação com a o relógio de vela e com a lâmpada de óleo, os relógios de água eram mais confiáveis, contudo o fluxo de água ainda dependia da variação da pressão e da temperatura da água

Ampulhetas ou Relógios de AreiaAmpulhetas ou Relógios de Areia

Com a evolução das tecnologias de manuseio do vidro, a partir do século XIV, tornou-se possível a fabricação de relógios de Areia ou ampulhetas. O funcionamento na medição do tempo que decorria para uma quantidade de areia especifica demoraria para escorrer do compartimento superior para o inferior a um fluxo continuo, sendo que foi calibrado e ficando cada vez mais preciso com o decorrer do tempo.

No próximo artigo abordaremos mais detalhes da evolução da medição do tempo de dos instrumentos criados para este fim e depois apresentaremos os 24 relógios mais criativos. Não percam….

Informações presentes neste artigo foram traduzidas, editadas e resumidas das seguintes fontes, as quais podem ser consultadas para maiores detalhes:

History of Watches 

The University of Cambridge – The NRICH Project - A Brief History of Time Measurement