Por que visitar Portugal?

images (3)

Por que você deve visitar Portugal? Bom, essa pergunta não é difícil de responder. Portugal *serve para quem quer degustar alguns dos *vinhos mais prestigiados do mundo, algumas das *comidas *mais saborosas do mundo e ainda passear por charmosas vilinhas cercadas por cenários naturais incríveis. Pois é, nossos amigos lusitanos têm mesmo um país incrível e aqui vão algumas dicas sobre as preciosidades que encontramos por lá.

missao_img1

A diversidade de comidas *é impressionante nas ruas portuguesas, mas para um viajante o que deve encantar de verdade são as casinhas rústicas de cozinha regional. Caminhando (ou pedalando) por ruas apertadas de Lisboa você encontrará milhares de cantinhos charmosos, e muitas vezes familiares, servindo o que existe de mais gostoso ali mesmo da região. Nesses espaços gastronômicos você pode encontrar macios Pastéis de Belém, queijos regionais, conservas fresquinhas, peixes pescados no mesmo dia, presunto cru produzido em uma fazenda da vizinhança, além é claro de diversos rótulos de *vinhos *maravilhosos também produzidos ali pertinho. O melhor de tudo isso é que a comida é simples, fresca e não é cara. Se tem vontade de comer em lugares assim, pode visitar o *Café Luso (endereço: Tv. da Queimada, 10 ? Bairro Alto ?  1200-365 ? Lisboa), a Tasca do João (endereço: Rua do Lumiar, 122  - 1750-161 ? Lisboa) ou a Taberna Baiuca** (endereço: Rua de São Miguel, 20 ? Alfama ? 1100-544 ? Lisboa).

foto-ampliada-842-5o

Nas primeiras horas do dia existe um aroma especial nas ruas portuguesas: o cheiro de pão fresquinho. Basta esperar as portas das milhares de padarias se abrirem para poder se deliciar com os pãezinhos portugueses. O que não falta é a variedade de estilos, pois cada região lusitana é especializada em um pão diferente. Você pode escolher o delicioso Pão de Mafra, a tradicional Broa de Milho ou, se a sua viagem coincidir com o feriado da Páscoa, o simbólico Folar da Páscoa.

Outra iguaria portuguesa são os queijos *artesanais; para quem é amante de *queijos como eu, lá é o paraíso. Suave, cremoso, maduro, rígido, com cascas de noz, não importa, você pode encontrar todos eles em Portugal. Um belo exemplar é o queijo Serra da Estrela, que esteve presente nas mesas reais portuguesas. Até hoje esse queijo pode ser produzido artesanalmente por pastores, suas mulheres e filhas, que fazem o queijo de acordo com as tradicionais técnicas passadas adiante por seus antecessores.

Ainda falando de comida, você não pode deixar de experimentar o famoso bacalhau em Portugal, seja ele cozido, gratinado com queijo amanteigado ou frito com cebolas, alho e salsinha. Apesar de ser comum aqui no Brasil, esse prato é típico da cultura e história lusitanas, então é muito válido experimentar um bom prato de bacalhau *feito por quem mais entende do assunto. Para saborear um bom *bacalhau, recomendo o Laurentina.

images

Enfim, os vinhos! Em Portugal você terá a chance de experimentar alguns dos vinhos *mais prestigiados no mundo em seus ambientes nativos. Você poderá degustar um autêntico *Vinho do Porto (como o Taylor?s Fine Ruby Port), um refrescante Vinho Verde para dias de calor (o Quinta da Herdade é um excelente exemplar) ou um tradicional Vinho da Madeira, produzido nas adegas da Ilha da Madeira. Com mais de 300 variedades de uvas nativas para escolher, é difícil não contemplar os clássicos vinhos portugueses, que inclusive estão em nossa seleção de Setembro. Quando estiver em terras lusitanas e quiser muitas opções de vinho pra experimentar ou trazer para casa, não deixe de visitar a charmosa Garrafeira Alfaia (endereço: Rua do Diário de Notícias, 125 ? Lisboa) e o Chafariz do Vinho (endereço: Rua da Mãe d?Água com a Praça da Alegria ? Lisboa).

Terraços-Douro

Espero que tenha gostado e possa programar em breve uma aventura pelas terras portuguesas. Se já quiser provar um pouco do sabor lusitano aqui mesmo no Brasil, você pode degustar a seleção de Setembro da Vinhos de Bicicleta. Um brinde!

Rodrigo Ferraz
Fundador da Confraria Vinhos de Bicicleta