Porque os refrigerantes fazem mal a saúde?

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o* refrigerante* contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contém ácido fosfórico que diminuem a absorção de cálcio e ferro. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças como osteoporose e anemia.

A bebida ainda é* rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as *versões diet, que não contém glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.

Além disso, os refrigerantes em versão diet contém edulcorantes artificiais que prejudicam a saúde, pois contém Ciclamato de Sódio ou Sacarina Sódica, podendo elevar a pressão arterial ou Aspartame que estudos recentes comprovam que seu consumo excessivo podem levar a Mal de Alzheimer e câncer. Outro adoçante utilizado em refrigerantes e o Acesulfame K, contém muito potássio e por ser um refrigerante que contém muito sódio, faz que os dois nutrientes aumentem a freqüência cardíaca, se for consumido em excesso.

E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como água, leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.

Fiquem de olho e até a próxima, aqui no Blog da Nutrição no* Elefante Verde BH*.

Abraços a todos!

Kênia Leize Silva de Almeida