Potencial ainda é pouco explorado

Apesar do grande número de usuários de internet no Brasil, o mercado de franquias no setor de informática ainda é incipiente. Assim, as poucas empresas do segmento que abriram opções de franquias têm apresentado taxas de crescimento significativas.

?São 80 milhões de usuários de internet, mas não há muita concorrência.. Não é um setor  que tem tantos concorrentes como o de alimentação, vestuário, cursos que estão saturados? diz Caio Sigaki fundador do Elefante Verde a primeira franquia de Social Commerce no país.

A empresa criou um portal de ofertas e avaliações que ajuda o usuário a fazer compras na cidade. Em seu guia, os usuários avaliam as empresas da região, o que serve de apoio para os outros usuários tomarem a decisão de compra. O Elefante Verde, que lançou em 2011 o sistema de franquias e possui 6 unidades, tem lojas físicas, onde o usuário tem acesso direto sem depender de esperar pela resposta de um email, caso haja alguma dúvida ou reclamação. ?O ponto de venda dá credibilidade. As pessoas podem pagar em dinheiro em nossas lojas. Podem vir reclamar e tirar dúvidas. Temos um SAC ao vivo?.

O foco da empresa são negócios sem presença virtual. ?Você poderá encontrar a padaria do sr. João quando for pesquisar no Google. Pegamos essas empresas que não têm nada e as colocamos na internet. Se o usuário precisa de um serviço e não tem conhecimento, busca na internet, mas não encontra nenhuma referência. Aqui damos essa referência?, afirma.

Reportagem especial de Franquias ? Valor Econômico ? Setembro/2012

http://www.revistavalor.com.br/home.aspx?pub=68&edicao=1&pagina=94