Pré-Carnaval em Niterói

Já que o mundo não acabou, 2013 deu as caras, mas há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, e parece que esse espírito de adiamento vai nos rondar ao longo desse janeiro quente e (possivelmente) chuvoso. Mesmo com a promessa de um janeiro com cara de recesso, ou talvez por isso, muita coisa acontece na área de cultura e lazer.

Nessa época, em geral, as opções de diversão ao ar livre são bastante procuradas e, nesse quesito, Niterói tem sempre boas alternativas. Temos as praias, os parques, como e de São Bento e o da Cidade, os museus e seus entornos como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), além da vida noturna borbulhante nas praias de São Francisco, Charitas e na região oceânica. Tudo isso fica fervendo de gente nessa época.

E para quem quer ver de tudo um pouco, tem o passeio turístico oficial pela cidade, de ônibus, sempre aos sábados, domingos e feriados, nos horários de 10hs, 12h30 e 14h30, com saídas na Praça Araribóia, e um tour pela baía de Guanabara, passando pela Cantareira, MAC, as praias de Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Fortaleza de Santa Cruz.

Uma opção com cara de férias, enquanto esperamos o carnaval, são os ensaios para a folia. A Escola de samba niteroiense Acadêmicos do Cubango levará para seu desfile no Grupo de Ouro (antigo grupo de acesso), no sambódromo do Rio, o enredo ?Teimosias da Imaginação?, desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo.

Os ensaios de rua da agremiação acontecem na Av. Amaral Peixoto, no centro, sempre aos sábados a partir das 19hs, e os ensaios na quadra da escola estão previstos para as sextas, na Rua Noronha Torrezão, 560, Cubango.

Já a Escola Unidos do Viradouro, que fica no limite entre São Gonçalo e Niterói, tem de volta o consagrado carnavalesco Max Lopes, e, também no Grupo de Ouro, homenageia uma das mais importantes escolas da elite do carnaval carioca, a Acadêmicos do Salgueiro. A escola tem seus ensaios de rua aos domingos, também na Av. Amaral Peixoto, às 19hs; e todo sábado tem seu ?ensaio show? na quadra da escola, Av. do Contorno, 16, no Barreto.

Para quem prefere ficar no ar condicionado de um teatro, no Teatro Eduardo Kraichete, na Av. Roberto Silveira, 123, tem a comédia ?Até que a sogra nos separe?, as quintas-feiras (21hs), com a história de um casal em crise que vive com as implicâncias da sogra.

No mesmo teatro tem também a peça/show ?Como é que pode?? com o ator, comediante e mágico Gabriel Louchard, dirigido por Leandro Hassum. Gabriel realiza esquetes brincando com as situações cômicas que mágicos enfrentam durante o trabalho em uma festa infantil, e realiza números impressionantes de mágica, sempre aliados ao bom-humor de seu texto.

Bom ? Seja no calor do pré-Carnaval, ou no frescor do ar condicionado, é bom aproveitar essas ?férias? para relaxar, pois depois da folia o ano começa realmente, e não tem pra onde fugir!!