Qual a idade ideal para levar meu filho ao ortodontista?

A Ortodontia, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas para adolescentes e adultos. Crianças devem começar a visitar um Ortodontista em torno dos 4 ou 5 anos de idade, para que seja avaliado o posicionamento dentário, a relação entre as bases ósseas, o crescimento facial e possíveis hábitos deletérios (como sucção digital e de chupeta). Além disso, é necessário o acompanhamento da troca dos* dentes* decíduos pelos permanentes, diminuindo a necessidade de extrações dentárias no futuro – um simples aparelho mantenedor de espaço (ex.: arco lingual) pode evitar o apinhamento e a falta de espaço para que os dentes permanentes possam irromper livremente.

hqdefault

Em muitos casos, discrepâncias das bases ósseas podem ser corrigidas ou controladas na* infância, – *aparelhos ortopédicos exercem forças e redirecionam o crescimento ósseo durante a fase de crescimento – evitando por muitas vezes as cirurgias ortognáticas na fase adulta.

certaHábitos prolongados de “chupar dedo” e “chupar chupeta” podem prejudicar e muito o crescimento ósseo, e o Ortodontista, juntamente com a cooperação do paciente, podem interromper esse mau hábito e criar um novo posicionamento ósseo e dentário, restabelecendo a função e a estética desse paciente.

25

Essas são apenas algumas das maloclusões que podem ser encontradas nessa fase do desenvolvimento. Pequenos cuidados podem fazer muito pela saúde e estética bucal de seu filho. Não espere que ele tenha todos os dentes permanentes em boca para procurar o Ortodontista.

Por Dra. Natália Costa Veloso CRO-ES 6220

Mestre e Especialista em Ortodontia