Qual a importância do Marketing Digital para as micro e pequenas empresas?

Hoje esse termo "Marketing Digital" é muito usado e difundido, mas você sabe para que serve? Qual a importância para o seu negócio? Como utilizar essa ferramenta? Para começo de conversa devemos entender o que é marketing.

Uma das definições de marketing mais usadas diz o seguinte: "é a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc. " Já o marketing digital tem o mesmo conceito, porém voltado para o mundo digital.

Segundo o Ibope, hoje no Brasil já somos mais de 120 milhões de brasileiros conectados, sendo o quarto país mais conectado do mundo e, na contramão disso, de cada dez empresas no Brasil apenas três estão na internet e apenas 1/3 tem visibilidade, além do fato que hoje um brasileiro passa aproximadamente seis horas na internet e apenas quatro vendo tv.

Hoje cerca de 68% de todas as compras realizadas em lojas físicas foram pesquisadas anteriormente na internet; 60% dos clientes afirmam buscar informações sobre os produtos ou serviços no ambiente digital; antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online.

Conforme todos os dados apresentados, verificamos a importância de as empresas estarem conectadas e utilizando a ferramenta do marketing digital, pois vai ser um grande diferencial competitivo para os seus negócios e, principalmente, não é caro, se comparado as outras mídias tradicionais, mas isso veremos em outras postagens.