Quando uma pessoa é hipertensa?

Escolhi este tema devido a identificação de alguns casos esta semana de pessoas que nunca imaginavam estar com a pressão alterada, e estão!

Vale definir primeiro o significado de pressão arterial como a força que o coração bombeia o sangue através das artérias, assim imaginamos o quanto uma HIPERTENSÃO pode prejudicar o sistema cardio-vascular e cerebral.

Os Centros de Doenças Cardiovasculares mais importantes do mundo estão cada vez mais diminuindo os limites da pressão arterial sistólica e diastólica (fase de contração e relaxamento ventricular respectivamente), a partir dos quais se deve considerar uma pessoa como portadora de hipertensão arterial.

E isso é essencial quando se faz uma prescrição de exercícios, papel dos Educadores Físicos.

Hoje em dia, estão fixados os valores de 13,5 x 8,5 (135 mmHg x 85 mmHg) como os valores limítrofes básicos. Acima deste valor já se pode falar em hipertensão arterial, exceto quando relacionado a alguma situação específica de estresse agudo.

O componente hereditário influencia, mas pode ter certeza que seu estilo de vida irá predominar e ?enfraquecer? o fator genético.

Não é mais segredo que o controle do estresse, da gordura corporal, a prática de exercícios físicos, a alimentação equilibrada e a qualidade do sono são os principais aspectos a se valorizar.

Para o hipertenso, sabe-se que o exercício pode ser um remédio natural, PORÉM somente quando a pressão está controlada, caso contrário, o efeito pode ser inverso (bomba-relógio).

Se você se dedica por uma rotina saudável, fique tranqüilo, você fará parte do grupo do EU SOU 12 POR 8. Mas se percebe que algo está desequilibrado, planeje mudanças!

Um abraço!

Rafael Piacenti

  • Se tem dúvida de como sua pressão arterial está se comportando e pretende iniciar a prática de exercícios, não se esqueça de passar em um cardiologista!