Quatro rodas, mas sem GPS

Já fazem 48 anos da primeira edição do Guia Quatro Rodas, que elege anualmente os melhores lugares para o viajante visitar, comer e se hospedar na maior parte das cidades brasileiras que apresentam algum nível de possibilidade de turismo, por menor que seja.

De lá pra cá, o mundo mudou um bocado. Novas estradas foram criadas, outras melhoradas, a indústria automotiva evoluiu fortemente, e os brasileiros passaram a ter uma enorme variedade de opções de voos regionais. O Guia acompanhou esta evolução, e bateu vários recordes quantitativos: 6.350 cidades listadas em quase mil páginas, constando 4.750 hotéis, 3.000 restaurantes e 4.200 atrações recomendadas.

O que o Guia Quatro Rodas ignorou foi a maior das evoluções, a proporcionada pela tecnologia digital. Em um tempo em que o GPS está presente até nos aparelhos celulares, o brinde para quem compra o Guia continua sendo o ?mapão rodoviário?. Também não há versão on line desta edição, e quem quiser dispor das informações precisa ir ao jornaleiro ou, no máximo, comprar o exemplar de papel pelo site da editora. * *

Esnobando a internet, o Guia Quatro Rodas perde, principalmente, a oportunidade de interagir com seus leitores. As avaliações são feitas como há 48 anos atrás, com um jornalista indo ao local para experimentar os serviços e assim poder dar sua notas. É a única opinião considerada.

Nem por isso, o tradicional Guia perdeu sua relevância, ainda é referência para parte dos turistas, e motivo de orgulho para os lugares que portam seu selo. Embora seja voltado para o viajante, às vezes trás verdadeiros ?achados? para os próprios moradores do local.

Guia Colaborativo de Niterói, o Elefante Verde resolveu colocar à prova as indicações que os jornalistas do Quatro Rodas fizeram dos estabelecimentos de Niterói (apenas 12 restaurantes e 8 hotéis e pousadas), para que os próprios consumidores possam avaliar. Segue a relação dos indicados e o link da página para que você possa dar sua opinião:

Restaurantes

Hotéis e Pousadas

Gostou das indicações? Achou que alguém ficou de fora? Não deixe de dar sua opinião.