"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

Alimento Prevenir Remediar“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”

Já não existem mais dúvidas e está comprovado por vários estudos científicos que existe uma forte relação entre bons hábitos alimentares e o estilo de vida com a saúde das pessoas.

Existem diversas frases atribuídas àquele que é considerado o próprio pai da medicina, Hipócrates (460-377 a.C.), que demonstram que a muito tempo já se sabia da importância da alimentação, e entre essas frases, destacamos as seguintes que deveriam estar registradas na frente das geladeiras de todas as residências como um lembrete para todos os momentos de refeição:

“Que teu alimento seja teu remédio e teu remédio seja teu alimento. O corpo cura por si mesmo. O médico é só um assistente da natureza”

“As doenças originavam-se da natureza e por ela poderiam ser curadas, quando se estabelece um equilíbrio entre meio ambiente, alimentos ingeridos e espirito”.

Por isto é bastante louvável, a iniciativa do Ministério da Saúde de atualizar (a última edição era de 2006) e distribuir nas unidades de saúde e de ensino o novo ‘Guia Alimentar para a População Brasileira’. De leitura fácil e com dicas práticas, o guia indica uma dieta com mais alimentos naturais e caseiros, tendo como regra de ouro dar preferência a alimentos crus, in natura, ou minimamente processados.

guia<em>alimentar</em>populacao_brasileira CapaGuia Alimentar para a População Brasileira 2014

O objetivo maior do Guia é tentar educar a população para adotar hábitos alimentares mais saudáveis e conter doenças em ascensão no país, como o diabetes e a obesidade — metade (50,8%) dos brasileiros está acima do peso, sendo que 17,5% são obesos, segundo dados do próprio Ministério da Saúde.

Faça aqui o download do “Guia Alimentar para a População Brasileira” e tente adotar bons hábitos alimentares ao seu cotidiano, pois isto é imprescindível para qualidade de vida com longevidade.