Quer usar melhor sua voz? Faça o curso de locução

Estamos chegando à décima turma do Curso Fundamental de Locução. As inscrições que chegam ao site da Univali devem ser, na maioria, caso o histórico se mantenha, de pessoas que desejam unir a capacidade de usar a voz profissionalmente a um ambiente que as remete a prazer e um ótimo astral. É assim que o rádio é considerado e, claro, em muito deve à música.
Quem nunca, ao ouvir sua rádio preferida, imaginou como deveria ser prazeroso trabalhar em um lugar que toca as músicas mais bacanas o tempo todo, entra em contato com a arte e ainda ganha para isso?
Durante um bom tempo, quando era moleque, era o que me passava pela cabeça quando deixava o play-rec apertado, com a tecla pause preparada para disparar e gravar em uma fitinha cassete minhas músicas preferidas. Quando comecei o ensino médio o rádio ficou um pouco de lado, e passei a considerar mais a possibilidade de ser um publicitário.
Acontece, porém, que ao mesmo tempo em que estava no terceiro ano da faculdade, um curso de locução oferecido pelo SENAC me chamou a atenção. E lá fui eu para o teste de ingresso. Passei, e mais de vinte anos depois, aquele foi o passo definitivo para que eu ingressasse na carreira e nunca mais vislumbrasse uma vida profissional longe dos microfones. E é com este sonho compartilhado por tantos que ultrapassamos uma centena de alunos inscritos nos cursos de locução que minha empresa, a www, promove com a Univali.
Usando a estrutura fantástica da Universidade e a expertise dos professores que conseguimos reunir desde a primeira edição, a avaliação dos egressos atinge, na média, 90% de aprovação. E nada iguala a satisfação de ver que sai do curso ingressando em uma emissora, conseguindo sua primeira oportunidade ou mesmo utilizando os conhecimentos adquiridos ao se comunicar pela web. Claro, pois hoje em dia quem quiser abdicar de uma emissora convencional pode fazer uso de podcasts, web rádios ou canais do You Tube. Comunicação direta.
E nada supera a mesma velha alegria de sentir sua voz unida a de pessoas que você admira, anunciando uma música, produzindo um programa, entrevistando um artista que por muitos anos foi uma imagem na capa de um CD ou uma onda sonora captada no seu radinho. O rádio mudou muito nestes quase cem anos de história no Brasil, mas a música continua sendo seu combustível principal. E assim deve ser por muito tempo, sobrevivendo a qualquer modismo ou nova tecnologia que surja.