Regras do Emagrecimento

Diversos alimentos contribuem para o emagrecimento de forma saudável. Claro que é importante lembrarmos que tudo deve ser inserido num contexto de alimentação saudável e prática de atividade física. Se você já está com a alimentação equilibrada, veja as dicas de alguns alimentos e/ou substâncias que auxiliam no emagrecimento:

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FIBRAS: O consumo de fibras ajuda a promover a saciedade, controle da glicemia e diminui a absorção de gorduras e carboidratos;
Fontes: Chia, Maça, Pêra, Farinha de maracujá, Farinha de banana verde, Aveia, Farinha de feijão branco;
Atenção: O aumento do consumo de fibras deve ser acompanhado do aumento no consumo de água.

TERMOGÊNICOS: Alimentos que promovem aumento do gasto energético e assim contribuem para o emagrecimento.
Fontes: Pimenta vermelha (4g/dia); Gengibre (5 cm/dia); Canela (1 col chá/dia); Chá verde (1L/dia);
CÁLCIO: Ajuda a promover a saciedade e ainda evita o acúmulo de gorduras localizadas.
Fontes: Queijos e derivados magros;

ALIMENTOS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO: Alimentos que são absorvidos numa velocidade menor, promovendo maior saciedade e equilíbrio da glicose;
Fontes: Frutas ácidas; cereais integrais (cevada, quinua, centeio, aveia, massas grano duro) e produtos com lactose;

GORDURAS BOAS: Aumentam a saciedade e ainda colaboram para a saúde das células;
Fontes: Abacate, Açai, Nozes e castanhas, Azeite, Salmão, Sardinha, Atum;

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SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES: Não agem na obesidade, mas diminuem o estresse causado pela obesidade;
Fontes: Nozes e castanhas, Tomate, Uvas rosadas e roxas, Morango, Pimentão vermelho, Frutas vermelhas, Chia, Linhaça, Salmão e outros peixes.

Lembre-se que diversos fatores podem prejudicar o emagrecimento (por exemplo: stress, sono, regularidade de horários, efeito sanfona, ansiedade, consumo de álcool e de produtos industrializados). Tente minimizá-los e manter o equilíbrio.