Resultados estéticos para o Verão, ?preciso urgente!?

Chegou a época em que muitas pessoas iniciam a prática de exercícios, a véspera do verão!

Grande parte inicia não porque gosta, mas pela busca de resultados ?para ontem?, o que pode levar a práticas desequilibradas e a exposição a diversos riscos.

Discursos do tipo ?O ano inteiro não tive tempo para exercitar-se, mas agora preciso melhorar meu corpo?, é o que mais vejo nas academias.

Tomar esta atitude de mudar é tuudo de bom, porém a forma que a maioria conduz essa mudança, buscando resultados a todo preço, nem sempre é adequada e saudável.

Mudanças bruscas na rotina, como o início da prática de exercícios diários sem o devido descanso, novas cargas intensas de treinamento, restrições alimentares e dietas radicais, uso de medicamentos ou suplementos sem orientação, são práticas que podem ter o efeito inverso, gerando distúrbios e lesões, tanto do sistema músculo-esquelético (coluna, joelho?), como da parte visceral (fígado, rins) e sistema imune.

Bom senso*e disciplina *na hora destas mudanças vão determinar o alcance de efeitos positivos no bem-estar e também na parte estética, mas muitas vezes não para janeiro, mas com certeza pelos próximos anos de sua vida!

Incentivo as pessoas ?inativas? a iniciarem a prática de exercícios e mudarem os hábitos como se estivessem plantando uma semente, cujos frutos mais doces serão colhidos a médio e a longo prazo!

Um abraço a todos, e aproveitem a véspera do verão de forma ativa e consciente!

Rafael Piacenti

Obs.: Na área da saúde temos profissionais com focos em diferentes aspectos que resultarão em segurança total, além de chances aumentadas para bons resultados. Portanto, antes de iniciar a prática é essencial procurar um médico para avaliar a parte cardiovascular, um fisioterapeuta para a parte músculo-esquelética, um educador físico para a prescrição e orientação do exercício e uma nutricionista para a adequar a parte nutricional.