Rua Turiassú ou Rua Palestra Italia

placaturiaçu

“Caiova” ou “Caióva”? “Turiassú” ou “Turiaçu”. A pronúncia das ruas sempre foi discutida por frequentadores dos bairros da região. Mas uma “nova velha” rua causa polêmica muito maior que os enigma linguísticos.

Cortando os bairros de Pompéia e Perdizes, a Turiassú é uma das ruas mais conhecidas e tradicionais da região. Porém, o centenário do Palmeiras mexeu com a rotina de quem passa por ela.

Após o dia 22 de abril, os 500 metros da rua Turiassú que passam em frente ao estádio palmeirense, mudaram de nome. Agora esse curto trecho, entre os números 1643 e 2237, chama rua Palestra Itália.

O projeto idealizado pelo Palmeiras foi aprovado pelos vereadores Antonio Donato, Nelo Rodolfo, Roberto Tripoli, Ricardo Nunes, Andrea Matarazzo e Pr. Edemilson Chaves entre outros e já está em vigor.

placapaleirasrua

Apesar da homenagem ao centenário do Verdão, a ideia não agradou a todos. Moradores e comerciantes residentes reclamam da burocracia e obrigatoriedade em alterar dados cadastrais da nova rua.

Tradicionais pizzarias tiveram que arcar com o custo de novo material promocional. Milhares de caixas de pizza foram refeitas com o novo endereço. Moradores se queixam sobre a dificuldade em receber correspondências após a mudança de nome da rua.

Tão certo quanto a influencia da rua Turiassu, é a influencia do clube Palmeiras na formação do caráter desses bairros que seguem cada a cada dia mais vivos e agitados.