Saiba tudo sobre o ENEM 2015

estudantes blog elefante verde enem 2015 artigo claudia souza psicopedagoga

Quero aproveitar o espaço da gente aqui para falar de um assunto importante para o crescimento de cada um. Porque a gente sabe como o ENEM pode mudar a vida da galera que tem dificuldades.

Então me diz: você é um estudante que vai concluir o ensino médio este ano e está pensando em entrar pra faculdade ou universidade?

Então é preciso estar atento, pois o Enem 2015 traz algumas mudanças. Veja como está o concurso este ano:

Enem Blog Elefante Verde Claudia Souza Psicopedagoga artigo dicas

Diploma de ensino médio:

A questão mais polêmica em relação ao ENEM estava sendo o fato de alguns estudantes abaixo dos 18 anos estarem usando o resultado da prova para obter o diploma do ensino médio, mesmo sem ter terminado o segundo grau.

No ENEM 2015, somente o candidato com mais de 18 anos pode usar o exame para pedir a certificação do ensino médio. Mas isso precisava ser indicado no ato da inscrição.

Logo, o candidato que não terminou o ensino médio em idade certa pode pedir a certificação que funciona como diploma do ensino médio. Mas para isso deverá obter ao menos 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação.

Quem se inscreveu, se inscreveu!

As inscrições se encerraram no dia 05 de junho. Foram mais de 4,6 milhões de candidatos inscritos. E para este ano, apareceram novidades. Vale a pena prestar atenção:

Datas e horários das provas:

Dia 24 de outubro (sábado)

Portões abrem às 12h e fecham às 13h.

A prova começa às 13h30, no horário de Brasília e terminará às 18h. Serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza.

Dia 25 de outubro (domingo)

Portões abrem às 12h e fecham às 13h.

A prova será maior duração, sendo realizada entre 13h30 e 19h. As questões serão sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

A língua estrangeira já foi definida durante o período de inscrição. O candidato escolheu entre inglês ou espanhol.

Atendimento especial:

Quem tem condição especial e preencheu o formulário de inscrição indicando isso terá o atendimento necessário durante o exame.

Quem tem direito ao benefício são os idosos, as gestantes, as lactantes, os sabatistas (pessoas que por convicção religiosa guardam o sábado), os estudantes em classe hospitalar, os candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência auditiva, deficiência física, autismo, dislexia e discalculia.

Já o cartão de confirmação da prova do ENEM será divulgado pelo Inep apenas no site do ENEM. Se você está inscrito, deve ficar atento às informações disponíveis lá.

A nota que você tirou no ENEM pode ser usada para participar de programas como:

SISU – Sistema de Seleção Unificada, que disponibiliza vagas no ensino superior público;

PROUNI – Programa Universidade para todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas,

SISUTEC – Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional, que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – Os candidatos aprovados poderão conseguir bolsa para financiar os estudos.

Programa Ciência sem Fronteiras – Os candidatos aprovados também poderão para obter bolsas de intercâmbio.

Então, pessoal, se liga! Acompanhe aqui no blog do Elefante Verde eu darei dicas bem bacanas para você se dar bem no ENEM.

Não esqueça o cronograma:

cronograma enem 2015 blog elefante verde artigo claudia souza psicopedagoga

Até a próxima!