Segurança do trabalhador

Em 27 de novembro comemora-se o dia nacional de segurança do trabalho

Seguranca-trabalhoSegurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e saúde no ambiente de trabalho para o trabalhador.

Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade de trabalho.

cipaAlgumas das responsabilidades do profissional em segurança do trabalho são: informar, orientar, instruir e manter os demais trabalhadores em ambiente seguro e próprio para atuar. Para isso, o profissional (Composto por técnico, engenheiro, médico e enfermeiro do trabalho) deve estar em constante atualização proporcionando melhoria e bem estar ao trabalhador. Através de empresas como Safety Work que atuando sempre na prevenção, eliminação e neutralização de doenças ocupacionais, o profissional técnico de segurança do trabalho auxilia na manutenção dos equipamentos manuseados para que não estejam em desgaste ou oferecendo risco para quem o monitora. Analisar métodos e processo de trabalho identificando agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo controle e eliminação dos mesmos. Executar procedimentos de higiene e segurança do trabalho, programas de prevenção de acidentes, supervisionando lesões causadas pelo trabalho repetitivo ou erroneamente realizado; porém para que o trabalhador esteja sempre saudável é necessário realizar em empresas como HGS Medicina do Trabalho e Advance Services, exames admissionais, demissionais e periódicos.  Promover palestras, debates, encontros, campanhas, seminários, treinamentos e reuniões com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos visando evitar acidentes e doenças. Cooperar com atividades do meio ambiente orientando quanto à destinação e tratamento de resíduos industriais, incentivando e conscientizando sobre sua importância para a vida e sustentabilidade. E para manter toda a equipe de colaboradores motivada e unida, se faz necessário periodicamente eventos como palestras show e consultoria como da Ana Layunari *coaching *e psicóloga.

epi (2)Inspecionar, solicitar e indicar equipamentos de proteção EPI´s para os 5 grupos de risco existentes: físicos, químicos, biológicos, ergonômico e mecânico; referentes às exigências correspondentes: contra incêndio, recursos audiovisuais e didáticos, materiais indispensáveis de acordo com a legislação, dentro das especificações recomendadas, equipamentos estes encontrados na empresa Solução Equipamentos de Segurança do Trabalho. A segurança é definida por normas e leis: NR 05 ? comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA + anexos); NR 06 ? equipamentos de proteção individual (EPI).  Corrigindo ato, condição e ambiente inseguro e transformando para segurança do trabalho e saúde do trabalhador. Parabéns a estes profissionais pelo empenho e dedicação por manter as demais profissões em *segurança no trabalho. *

Fontes: (http://www.ebah.com.br/content/ABAAABwFEAK/seminario-seguranca-no-trabalhohttp://segurancadotrabalhonwn.com/tecnico-de-seguranca-do-trabalho-atribuicoes/;  http://www.promerito.com.br/jobdescriptor/cargos/rh/tecseg.htm;  http://www.cursos24horas.com.br/cursos/seguranca-do-trabalho/)              APGM & NPC